Pelo menos 55 pessoas precisaram de atendimento médico nesta quarta-feira (16) em Pilar, na Paraíba, com sintomas de intoxicação alimentar. Segundo relatos, os casos estariam relacionados ao consumo de peixes distribuídos pela prefeitura como parte de uma ação da Semana Santa.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, todos os pacientes foram atendidos na UPA local e já receberam alta. Nenhum deles voltou a procurar atendimento. Os principais sintomas relatados foram vômito, náusea, coceira, inchaço, formigamento e vermelhidão.
Moradores disseram que perceberam um gosto estranho no peixe e interromperam o consumo, mas ainda assim apresentaram os sintomas pouco tempo depois. A prefeitura informou o pescado foi entregue à população entre os dias 15 e 16 de abril.
Em nota oficial, a gestão municipal afirmou que os peixes foram adquiridos de fornecedores legalmente cadastrados e com toda a documentação sanitária exigida. A Vigilância Sanitária do município diz ter iniciado uma investigação para identificar a origem do problema. Amostras do pescado foram encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em João Pessoa.
Enquanto o laudo não fica pronto, a orientação da prefeitura é que quem ainda tiver o peixe em casa, não deve consumi-lo. Um carro frigorífico está circulando pelas ruas do município para recolher o produto.
+++ LEIA MAIS: