João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 29.05ºC
IBOVESPA 136381.12
Euro 6.48088
Dólar 5.5426
Peso 0.00439874
Yuan 0.7775766
Mais Médicos envia 49 profissionais para reforçar o SUS na Paraíba
10/07/2025 / 11:31
Compartilhe:
Profissionais passam a integrar, a partir desta segunda (7), as equipes de Saúde da Família e dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas com foco na redução do tempo de espera no SUS – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Paraíba recebeu o reforço de 49 profissionais do programa Mais Médicos, iniciativa do governo federal que tem como foco ampliar a cobertura da atenção primária em regiões de maior vulnerabilidade social. Do total de médicos, três foram alocados para atuar no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara, que atende populações indígenas em áreas de difícil acesso. Os demais médicos reforçarão as equipes de Saúde da Família nos municípios paraibanos.

A ação faz parte da mais recente etapa do programa, que selecionou 3.173 médicos para atuar em 1.618 municípios e 26 DSEIs de todo o país. O edital teve mais de 45 mil candidatos inscritos.

Desde o último dia 2, acontece a chegada nos territórios dos médicos formados no Brasil com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). Já os médicos brasileiros formados no exterior irão participar, a partir de 4 de agosto, do Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), um treinamento específico para atuação em situações de urgência, emergência e no enfrentamento de doenças prevalentes nas regiões de trabalho.

Os profissionais que compõem o Mais Médicos estão diretamente ligados ao fortalecimento da Atenção Primária à Saúde e no esforço em acelerar o atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS).

São mais de 3 mil profissionais que iniciam suas atividades dentro do Mais Médicos, qualificando o atendimento na atenção primária e reduzindo o tempo de espera. Além disso, o programa também investe na formação e qualificação desses profissionais, proporcionando oportunidades de especialização em Medicina de Família e Comunidade e mestrado profissional em Saúde da Família”, explica o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço