João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 27.9ºC
Patos 34.82ºC
IBOVESPA 144200.65
Euro 6,35
Dólar 5,47
Yuan 0,76
Mais um paciente é internado na Paraíba com suspeita de intoxicação por metanol
05/10/2025 / 11:59
Compartilhe:

A onda de suspeitas de intoxicação por metanol se expande e atinge agora a região do Sertão da Paraíba. A cidade de Patos notificou, neste domingo (5), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) sobre um novo caso suspeito de intoxicação por metanol, após um paciente dar entrada na UPA Dr. Otávio Pires.

O paciente, que apresentou quadro clínico de dor epigástrica, visão turva e cefaleia intensa, relatou à equipe médica ter ingerido uma bebida alcoólica identificada como “vodka”. Devido à gravidade dos sintomas e à suspeita clínica, ele foi prontamente transferido para o Hospital Regional da cidade para dar seguimento ao tratamento.

A situação ganha contornos de urgência e requer investigação interestadual. Segundo a nota oficial emitida pela direção da UPA, a bebida consumida teria sido levada à Paraíba por um conhecido do paciente, oriundo de Pernambuco. Este indivíduo, que também ingeriu o destilado, encontra-se internado em seu estado de origem, em condição grave e inconsciente.

Diante da ocorrência, o protocolo foi acionado imediatamente. “A equipe de saúde iniciou prontamente o protocolo de atendimento para intoxicação por metanol“, destacou a diretora da UPA, Tássia Rangel. O caso foi devidamente comunicado à Vigilância Sanitária Municipal e Estadual, que já iniciaram a investigação para determinar a procedência e a distribuição da bebida potencialmente contaminada.

O registro em Patos se soma ao quadro preocupante no estado. Apenas no dia anterior, a Paraíba havia contabilizado a primeira morte suspeita relacionada ao consumo de metanol, com o falecimento de Francisco Rariel Dantas da Silva, de 32 anos, na cidade de Campina Grande.