João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 25.9ºC
Patos 31.68ºC
IBOVESPA 120083.07
Euro 5.8039
Dólar 5.419
Peso 0.006
Yuan 0.7468
Mapa do Crime: TCE-PB mira folha de pessoal das prefeituras
19/03/2024 / 13:49
Compartilhe:
Presidente do TCE-PB, conselheiro Nominando Diniz
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) está mapeando crimes de improbidade administrativa nas prefeituras, com foco na folha de pessoal. A iniciativa, segundo o presidente do TCE, Nominando Diniz, visa combater desvios de recursos públicos e garantir a lisura das eleições.

Em entrevista à rádio CBN João Pessoa nesta terça-feira (19), Nominando Diniz destacou a dificuldade de identificar desvios na folha de pessoal, mas ressaltou que a Corte está atenta a essa modalidade de crime. “Desvio de dinheiro de uma obra é fácil, porque a obra não sai do lugar, mas a folha de pessoal não é fácil. E tenha certeza que crimes da folha de pessoal estão decidindo as eleições na Paraíba”, afirmou.

A primeira ação do mapeamento foi a operação “Fake Loan”, deflagrada na segunda-feira (18) em Curral de Cima. A investigação conjunta do TCE-PB e do Ministério Público Estadual (MPPB) aponta coação a servidores para contrair empréstimos consignados, com o valor sendo desviado para agentes públicos.

Nominando Diniz prometeu novas operações para combater esse tipo de crime, afirmando que a ação em Curral de Cima é apenas o começo. “Pode ter certeza que é o início de uma longa jornada para combater os ilícitos na folha do pessoal”, destacou.