Mapeamento identifica mais de 40 cidades da Paraíba sob risco de desastres
23/05/2024 / 16:04
Compartilhe:
Mapeamento do governo federal aponta que mais de 40 cidades paraibanas estão suscetíveis adeslizamentos, enxurradas e inundações. A lista foi elaborada com informações sobre desastres naturais e áreas de risco, contabilizadas até 2022. Os dados são de uma nota técnica publicada em abril pela Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento, ligada à Casa Civil da Presidência da República.
Entre os municípios listados na nota técnica, estão os sete mais populosos da Paraíba:João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Patos, Bayeux, Sousa e Cabedelo. Ao todo, as cidades mais vulneráveis aos desastres naturais abarcam uma população de 2.305.377 pessoas. Desses habitantes, 48.291 vivem em áreas de maior risco, o que representa 2,1% da população do estado.
O levantamento busca identificar os municípios mais vulneráveis, para então priorizá-los nas ações e obras previstas noNovo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A iniciativa prevê investimentos em infraestrutura para prevenção de risco em todo o país, com políticas para contenção de encostas, macrodrenagem, barragens de regularização de vazões e controle de cheias, bem como intervenções em cursos d’água.