João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 27.9ºC
Patos 35.31ºC
IBOVESPA 126526.27
Euro 5.4702
Dólar 5.1151
Peso 0.0059
Yuan 0.706
“Maravilhado”, diz Bolsonaro sobre 1º encontro com Biden na Cúpula das Américas
10/06/2022 / 08:33
Compartilhe:

“Sensacional, muito melhor do que eu esperava”, disse o presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta quinta-feira (9) após o primeiro encontro presencial com o americano Joe Biden desde que este assumiu a Casa Branca, há um ano e meio.

O encontro entre os dois presidentes aconteceu de forma paralela durante a 9ª Cúpula das Américas, em Los Angeles. Durou cerca de 20 minutos na chamada reunião ampliada, que era aberta, e mais 30 minutos apenas com os dois presidentes, acompanhados dos tradutores.

Em entrevista à CNN após a reunião bilateral, Bolsonaro afirmou que ele e Biden “comungam da mesma percepção” e que está “maravilhado” com o democrata. “Foi excepcional, estou muito feliz. Posso dizer que estou maravilhado com ele. Não estou errando em falar dessa maneira. Ficamos quase meia hora conversando reservadamente”, disse o brasileiro, que até pouco tempo levantava, sem provas, suspeitas de fraude nas eleições norte-americanas.

Bolsonaro afirmou ainda que ambos trataram abertamente sobre a Amazônia, para reduzir o desmatamento, e que Biden “concorda” com o governo brasileiro no que diz respeito ao assunto. Deixou claro, entretanto, que “muitas vezes” o governo brasileiro sente sua soberania ser ameaçada na região amazônica.

O chefe do Executivo brasileiro também destacou que o presidente dos EUA se “comprometeu” a ajudar o país a manter a democracia e liberdade. Falou ainda que deixará o governo “de forma democrática”, se for o caso.

O presidente brasileiro disse ainda que, embora não quisesse o conflito entre Rússia e Ucrânia, o Brasil tem “dependências” dos fertilizantes russos. Foi uma explicação para o fato de ter se esquivado de fazer críticas públicas ao líder russo Vladimir Putin, o que irritou os americanos.