João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 31.31ºC
IBOVESPA 127313.04
Euro 5.4813
Dólar 5.112
Peso 0.0058
Yuan 0.7061
Marco Legal do Saneamento: Em apenas um ano, ANE dobra atendimento de esgoto na área urbana de Santa Rita
27/07/2023 / 12:13
Compartilhe:

Há três anos da aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento, que tem como um dos principais objetivos universalizar o acesso à água potável e ao tratamento e à coleta de esgoto no país, a ANE, em Santa Rita-PB, vem trabalhando e fazendo investimentos para cumprir as metas do contrato.

Para se ter uma ideia, em apenas um ano que assumiu a operação na cidade, a empresa mais que dobrou o atendimento de esgoto à população santa-ritense, saindo de 4% de cobertura para 10% – só na área urbana.

Esse avanço foi possível graças à realização de 671 ordens de serviço, incluindo reparos, análises, verificações e ligações relacionadas ao esgoto.

Olhando para o futuro, a Agência Reguladora vai solicitar ligações de esgotos residenciais às redes, fortalecendo ainda mais a infraestrutura de saneamento no município.

Até o fim do contrato, a ANE prevê o valor de R$ 200 milhões para cumprir a meta de melhorias no tratamento de esgoto, elevando o índice de atendimento para 80%.

No que se refere às ações para água potável, a empresa cumprirá 100% de abastecimento de água em toda área de concessão no prazo de cinco anos.

Com a ANE, a infraestrutura do atual sistema de abastecimento de água de Santa Rita terá outras melhorias a serem realizadas em um prazo de cinco anos, como:

Solução da garantia de água bruta;
Melhorias e ampliação da Estação de Tratamento de Água;
Ampliação em 35% da capacidade de reservação;
Substituição de 60 quilômetros da rede de distribuição de água em 10 anos;
Setorização das redes de distribuição de água;

Redução das perdas de água para 25% em 10 anos

Ter acesso a água potável e um sistema eficiente de coleta e tratamento de esgoto trará uma série de benefícios significativos para a população de Santa Rita e para a saúde pública em geral, sobretudo na prevenção e transmissão de doenças.

De acordo com a ANE, o investimento nessas infraestruturas será fundamental para melhorar a qualidade de vida das pessoas e promover um futuro sustentável.