26.1 C
João Pessoa
23.9 C
Campina Grande
18.5 C
Brasília

Mario Frias cancela viagem para Rússia em meio à pressão sobre gastos nos EUA

Secretário especial de Cultura é alvo de questionamento no Tribunal de Contas da União

A viagem que o secretário especial de Cultura, Mario Frias, faria a Rússia, Hungria e Polônia foi cancelada a pedido do Palácio do Planalto, de acordo com nota divulgada pela Secretaria Especial de Cultura neste sábado (12).

Frias e assessores integrariam a comitiva do presidente Jair Bolsonaro que irá para Europa nesta segunda-feira (14) em missão oficial para Rússia e Hungria. O cancelamento vem em meio aos questionamentos sobre os gastos que a pasta teve em uma viagem para os Estados Unidos, no final do ano passado.

Leia Também

“Devido a orientação da Presidência, que solicitou a redução da comitiva de todos os ministérios que iriam para as agendas na Rússia e Hungria, não havia mais sentido manter a viagem para agenda apenas na Polônia, sendo cancelada a viagem para remarcar em outra data”, diz a nota da Secretaria de Cultura.

O Ministério Público que atua junto ao Tribunal de Contas da União solicitou na sexta-feira (11) que o órgão apure os gastos de mais de R$ 39 mil da viagem, realizada entre os dias 14 e 19 de dezembro de 2021. De acordo com os registros na agenda da Secretaria Especial de Cultura, durante a viagem Mario Frias se encontrou com o empresário Bruno Garcia, o lutador de jiu-jitsu Renzo Gracie e com dois produtores da Broadway, tradicional indústria americana de teatro musical.

O subprocurador Lucas Rocha Furtado, em manifestação encaminhada ao TCU, considera a investigação necessária porque há “indícios de sobreposição de interesses particulares ao interesse público, com ofensa aos princípios constitucionais da legalidade, da impessoalidade, da moralidade e da economicidade”. O relator do processo é o ministro Augusto Sherman.

No último sábado (12), Mario Frias fez uma transmissão ao vivo em seu Instagram e apresentou sua justificativa para viagem para os Estados Unidos que, segundo ele, “está totalmente legal, viagem, alimentação, teste de Covid”. O objetivo da viagem foi trazer ideias da Broadway para financiar o setor cultural brasileiro.

Informações: CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

ENQUETE F5: Se as eleições fossem hoje Pedro Cunha Lima seria o novo governador da Paraíba

O programa F5 da Rádio POP FM realizou uma enquete com os ouvintes e expectadores que acompanharam a transmissão...

DO SERTÃO AO LITORAL: A agenda de shows do São João 2022 nos municípios da Paraíba

Depois de dois anos sem os grandes eventos públicos de São João, a Paraíba se prepara para dançar muito forró e reunir gente de...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

Inscrições para o SiSU 2022.2 começam nesta terça-feira (28); Paraíba tem mais de 4,9 mil vagas

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), referente ao segundo semestre de 2022, começam às 0h desta terça-feira (28) e seguem até...

VÍDEO: Influencer morre após cair de prédio com mais de 180 metros em João Pessoa

Uma mulher morreu após cair do prédio Tour Geneve na tarde desta terça-feira (7), em João Pessoa. O caso foi registrado no bairro Altiplano. O...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#