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Marketing de conteúdo: o que é e quais as vantagens dessa estratégia
31/08/2022 / 13:30
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O marketing digital é uma forte tendência do mercado e se tornou um investimento indispensável em todas as empresas, e uma das estratégias aplicadas é o marketing de conteúdo.

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia que aumenta a visibilidade online de uma empresa e serve para atrair clientes por meio da criação de conteúdos relevantes presentes em textos, vídeos, e-books ou postagens em redes sociais.

Na verdade, o marketing de conteúdo é um método que não tem como objetivo fazer promoção direta da marca de isolamento acústico para exaustores, por exemplo, mas atrair o público-alvo.

Portanto, ao atrair esse público, ele precisa oferecer as melhores soluções para resolver problemas e dúvidas dos consumidores. 

O mais importante não é só estar presente na internet, mas colocar-se nela para se destacar diante dos concorrentes.

Segundo os maiores especialistas na área, quanto maiores e melhores forem essas estratégias, mais pessoas serão atraídas para a empresa de saco para silagem 200 micras, quando elas são feitas corretamente pela equipe responsável.

Qual é a importância do marketing de conteúdo?

Ele é importante dentro de uma empresa não só para atrair o público-alvo, mas também para engajar esse público, fazendo a rede de contatos crescer, no sentido de encontrar potenciais clientes para a compra de um produto ou serviço.

Dessa forma, por meio do conteúdo, as pessoas criam uma percepção melhor e mais positiva de uma marca de mistura asfáltica, por exemplo, gerando mais oportunidades de negócios e de vendas.

Não é mais o tempo dos comerciais de TV, obviamente. Atualmente, o público tem mais poder de escolha daquilo que quer consumir e mesmo de qual empresa pretende realizar uma compra.

Do lado da empresa, ela tem também o poder e os conhecimentos necessários para produzir o conteúdo baseado exatamente no que o público de aluguel de limousines para despedida de solteiro deseja.

Normalmente, os profissionais tradicionais de marketing têm dificuldade em parar de falar de seus produtos ou serviços e focar no desejo do público, e em qual conteúdo realmente é importante para ele.

O bom conteúdo, na realidade não deve estar focado apenas em vender, mas em proporcionar algum benefício para o cliente, como a solução de um problema ou até mesmo ensinar algo. A venda acaba sendo uma consequência disso.

O conteúdo criado por uma empresa de etiqueta de validade personalizada não deve apenas ser útil, mas passar a mensagem certa, para o cliente correto, no momento em que ele mais vai precisar do produto.

Dito isso, se a empresa superar as expectativas do consumidor por criar um conteúdo tão incrível, este público vai querer compartilhá-lo com outras pessoas, gerando consequentemente novas oportunidades de negócio.

Sendo assim, se a empresa realmente ajudou neste momento de precisão, mais positiva será a visão da marca, produto ou serviço e, naturalmente, já se sabe que as pessoas que os conhecem estão mais propensas a fecharem vendas.

Estratégias de marketing de conteúdo

As estratégias de marketing de conteúdo devem levantar e documentar todos os pontos e informações necessárias com relação aos clientes e elas são divididas em cinco etapas:

  • Planejamento;
  • Elaboração da persona;
  • Criação de conteúdo;
  • Distribuição do conteúdo;
  • Mensuração de resultados.

No planejamento, deve estar claro quais são os responsáveis por essa etapa, em suas tarefas de trabalho e a maneira como eles vão atingir as metas de venda de bloco de notas personalizado, por exemplo.

Quando a persona é elaborada, a criação do conteúdo tem que fazer sentido, para que possa ser direcionado para as pessoas certas e ele pode ser elaborado em vários formatos, desde que seja realmente útil e importante para o público-alvo.

Além da elaboração do conteúdo, é essencial promovê-los nos canais onde a persona se localiza, como as redes sociais (Facebook ou Instagram, por exemplo) e nas listas de e-mail das gráficas.

Portanto, para que as empresas tenham certeza se as estratégias estão funcionando, para trazer resultados positivos, elas precisam realizar uma análise do tráfego, das interações sociais, do networking e do SEO (otimização de mecanismos de busca).

Existem várias razões e muito interessantes para aplicar as estratégias de marketing de conteúdo em um negócio que trata de animais, como os veterinários, por exemplo. Algumas elas são:

Aumenta o tráfego do site

Sendo o site a porta de entrada para novos clientes, o Google é o melhor caminho para chegar até ele, produzindo conteúdo relevante para que o Google coloque esse site na primeira página de pesquisas, pois ele sempre será encontrado pelo público. 

Uma empresa que utiliza o marketing de conteúdo tem, em média, 2,2 vezes mais possibilidades de visitas nos sites e se o número de conteúdo produzido é bem grande, o número de visitantes aumenta ainda mais.

Consegue gerar brand awareness

Brand awareness é uma métrica que mensura o quanto e como uma marca é reconhecida e vista pelos consumidores e pode ser traduzido como “consciência de marca”.

Explicando, quando se gera o brand awareness por meio dos conteúdos, ele contribui para que muito mais pessoas reconheçam a marca, produto ou serviço que uma empresa oferece.

Como dito anteriormente, as pessoas que já possuem uma visão e opinião mais sólida de uma marca, produto ou serviço, são as que mais estão propensas a comprá-las, pois lhes são familiares e lhes agradam muito mais do que as desconhecidas.  

Se um leitor for  assíduo ao blog ou site de uma empresa, por exemplo, ele vai optar por aquilo que conhece, quando quiser adquirir algo. 

Mesmo porque ele com certeza já deve ter recebido ajuda quanto às suas dúvidas e problemas anteriormente.

Aumenta o engajamento com a marca

Enquanto o brand awareness aumenta o tráfego de pessoas, o engajamento busca a construção de um relacionamento mais próximo e constante entre empresa e uma audiência mais selecionada.

Portanto, produzindo conteúdo de qualidade, a empresa aumenta as interações das pessoas com a sua marca, produto ou sérvio, criando esse engajamento, que mais a frente até pode ser recomendado e defendido por aqueles que a apreciam.

Gera vendas

Um tanto quanto óbvio, pois gerar vendas é o que vai alavancar os ganhos financeiros. Mas, a empresa precisa focar na produção de conteúdo, para direcionar os leads pelo processo de compra e prepará-los para tomarem a decisão definitiva de comprar.

Enfim, aos benefícios acima são apenas alguns que provam que o uso das estratégias de marketing de conteúdo trazem excelentes resultados para os negócios de qualquer empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte.

Como fazer o marketing de conteúdo

A lista abaixo mostra algumas dicas de como fazer um bom marketing de conteúdo:

  • Concentre-se nos clientes e não no produto;
  • Forneça informações e respostas para os clientes;
  • Utilize palavras-chave e termos específicos no conteúdo;
  • Invista em anúncios e resultados orgânicos;
  • Encontre o momento correto para oferecer o produto ou serviço;
  • Descubra o que os clientes procuram no momento da venda;
  • Ofereça as respostas no formato certo, para que os clientes se interessem;
  • Trace uma jornada adequada para o cliente;
  • Crie conteúdos diferentes para públicos diferentes;
  • Mantenha assiduidade na produção e divulgação do conteúdo;
  • Crie bons títulos para os conteúdos;
  • Estimule a participação dos clientes em conversas entre eles.

A relação entre marketing de conteúdo e inbound marketing

Indo direto ao ponto, o marketing de conteúdo é feito por meio de conteúdos relevantes e atrativos para educar, informar e entreter um futuro cliente. Ele nada mais é do que o combustível que move o inbound marketing.

A ideia entre a utilização de ambos é a de informar as pessoas, para que elas no futuro não só respeitem a marca, produto ou serviço da empresa. Mas, também, tê-los como referência no mercado e se tornarem clientes assíduos e fiéis.

Basta que os profissionais de marketing entendam como fazer o marketing de conteúdo, as dicas acima ajudam muito e seguir os métodos do inbound marketing.

Considerações finais

Dentre os diversos objetivos de usar o Marketing de conteúdo em uma empresa, algumas delas são: aumentar a visibilidade da marca no ambiente online, alavancar a interação com ela e nutrir a base de leads.

Ainda existe o benefício de aumentar a confiança e conquistar seguidores fiéis da marca, com ele a empresa auxilia o público-alvo a resolver seus problemas e dúvidas, pois a empresa passa a ser considerada uma autoridade nos produtos ou serviços que oferece.

Dessa forma, quando alguém precisar ir em busca ou adquirir algo que queira realmente comprar, a marca, produto ou serviço da empresa sempre serão lembrados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.