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Marketing de influência: Quais os benefícios?
02/09/2022 / 14:11
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O marketing de influência é uma estratégia que está ganhando cada vez mais espaço entre as empresas, além de ser aprovada pelos profissionais de marketing. É capaz de trazer resultados satisfatórios e potencializar o alcance da marca.

O marketing digital trouxe muitas mudanças na maneira de divulgar marcas, produtos e serviços. Ele funciona por meio de diferentes canais, como site institucional, blog, redes sociais dentre outras plataformas que fomentam a produção de conteúdo.

A internet possibilitou a divulgação das empresas e suas soluções por meio do marketing digital, mas também desencadeou mudanças no comportamento do consumidor e fez surgir uma nova modalidade de produtor de conteúdo.

Conhecidos como influenciadores digitais, essas pessoas são usuários que possuem grandes números de seguidores em diferentes plataformas e influenciam as decisões e o modo de vida de seus seguidores.

Aos poucos, eles estão se tornando cada vez mais importantes na web e muitas empresas já perceberam o potencial desses criadores de conteúdo para suas estratégias de marketing digital.

O marketing de influência surgiu, a partir disso, neste artigo, será possível entender seu conceito, os benefícios que oferecem, seus objetivos e como medir os resultados dessa prática.

O que é e objetivo do marketing de influência?

Marketing de influência é uma estratégia de marketing digital que consiste na parceria entre empresas e produtores de conteúdo independentes, capazes de influenciar uma grande quantidade de pessoas engajadas com seus canais.

O objetivo de trabalhar com os influenciadores digitais é criar uma ponte entre a marca e o público influenciado por esses indivíduos. Consequentemente, a companhia consegue gerar impactos positivos em suas estratégias de marketing digital.

Todo tipo de empresa, como uma especializada em carga gas ar condicionado doméstico, tem como objetivo adquirir novos clientes, gerar valor para as pessoas, transmitir confiança e reter quem já compra com ela.

Tudo isso fica mais fácil quando as estratégias são trabalhadas com pessoas que já conquistaram a confiança da audiência e com as quais o público se identifica e se deixa influenciar.

Influenciadores digitais são vistos como usuários próximos, ao contrário do que acontece com as celebridades. Por meio da identificação do público com o influenciador, a empresa tem a oportunidade de apresentar suas soluções.

Benefícios do marketing de influência

O marketing de influência tem como propósito promover conexões importantes entre as marcas e os consumidores, por meio dos influenciadores digitais.

De acordo com uma pesquisa realizada pela NCSolutions, 92% dos consumidores confiam mais em recomendações feitas por outras pessoas, e isso mostra que esse tipo de estratégia pode ser muito valioso para o negócio.

Para que uma empresa de encadernação de apostilas tenha sucesso com essa empreitada, é fundamental saber planejá-la. Com isso, terá acesso a uma série de benefícios, como:

1. Aumenta a confiança dos clientes

Por meio do marketing de influência, a companhia vai dialogar com as pessoas e tudo será baseado na confiança. Se quiser aumentar suas vendas por meio da parceria com produtores de conteúdo, primeiro precisa convencer o próprio influenciador.

Alguns empreendedores e gestores acreditam que basta oferecer uma permuta ou um de seus produtos para que o influenciador faça indicações. Mas, antes de aceitar uma campanha, ele quer se certificar de que os valores da empresa são condizentes com o seu.

Ninguém está disposto a perder credibilidade apenas para ganhar um cachê, assim sendo, é fundamental encontrar alguém que compactue com a filosofia do negócio. É por isso que o planejamento e a definição dos objetivos são tão importantes.

2. Alcança o público-alvo

Outro grande benefício dessa estratégia é que os influenciadores são capazes de produzir conteúdos interessantes para o nicho de atuação do negócio.

A partir do momento em que a marca identifica o influenciador adequado para sua ação, não precisa gastar com fundos adicionais para encontrar sua audiência, uma vez que ela já foi promovida nas redes sociais.

3. Entrega valor para o público

Quando um fabricante de painel de madeira para área externa investe em marketing de conteúdo, seu objetivo é criar materiais que resolvam problemas, eduquem as pessoas e inspirem o público.

O marketing de influência consegue englobar esse conceito, uma vez que os influenciadores estão em sintonia com as necessidades de seus seguidores. Naturalmente, fica mais fácil alavancar o conteúdo e entregar valor.

4. Fortalece o marketing de conteúdo

Uma das principais características ao trabalhar com marketing de conteúdo é a necessidade de criar um calendário editorial, mas durante a produção, algumas lacunas podem surgir.

O marketing de influência é capaz de preenchê-las e isso funciona muito bem quando a companhia ficou sem ideias de pautas, mas, mesmo assim, ainda precisa de materiais de qualidade em suas páginas.

5. Melhora a percepção de marca

Por meio do marketing de influência, uma confecção de toalha de mesa e cobre mancha consegue expandir seu alcance e melhorar o posicionamento online.

Os usuários das redes sociais saberão mais sobre a empresa, sua história, seus valores e o tipo de solução que oferece.

Porém, para alavancar a estratégia com o influenciador, é importante garantir o fornecimento de materiais valiosos e que levem a presença da companhia para diferentes canais, como:

  • Blogs;
  • YouTube;
  • Instagram;
  • Facebook.

Ao mesmo tempo em que a empresa estará presente em diferentes plataformas, o influenciador poderá usar meios distintos para promovê-la, o que expande a presença de ambos.

6. Constrói parcerias vencedoras

Conectar-se e envolver-se com o influenciador é o início de um relacionamento poderoso para ambos. A marca não sabe onde essas conexões podem terminar, mas, em longo prazo, terá acesso a benefícios surpreendentes para seus resultados.

Por exemplo, uma empresa de locação de máquina de café pode ser convidada para eventos, palestras, cursos online, entre outros.

Obviamente, para que isso seja possível, é fundamental atrelar o negócio a alguém de confiança, que tenha um bom posicionamento e converse com um público semelhante ao seu.

Como medir os resultados da estratégia

Além de analisar os números, todo o trabalho realizado com o influenciador precisa ser analisado. A companhia deve analisar se os criativos estão agradando, se eles falam a verdade e se realmente geram conexão entre ela e a audiência.

O marketing de influência precisa ter os resultados analisados durante a realização das campanhas, assim como várias outras estratégias de marketing digital.

Embora as métricas de redes sociais sejam importantes, existem outros fatores que precisam ser explorados. A elaboração de um relatório é a melhor forma de se certificar de que os objetivos propostos estão sendo alcançados.

No entanto, antes de analisar o desempenho de sua estratégia de marketing de influência, um fabricante de taças personalizadas para formatura deve definir alguns aspectos.

Por exemplo, veja quais são os objetivos do negócio, o tipo de campanha planejada, se está lançando um novo produto, qual é a ação de vendas, se a campanha deseja mudar a percepção sobre a marca ou se quer atingir novas audiências.

Essas e outras perguntas mudam totalmente a análise que precisa ser feita, por isso, somente as informações entregues pelas redes sociais não são capazes de responder às dúvidas da organização.

Algumas métricas que precisam fazer parte do relatório estão relacionadas às pessoas alcançadas, número de impressões, quantidade de novos visitantes no site, impacto de influência da campanha e o retorno monetário trazido por ela.

Mas, além de analisar as métricas de reconhecimento, uma empresa de cobertura para festa precisa analisar as métricas de consideração.

Entre seus elementos mais importantes estão o engajamento, aumento dos seguidores, número de cliques para o site, número de novos visitantes, conteúdos salvos no Instagram, aumento de pesquisas no Google e estratégias de retargeting.

Verifique também como estão as métricas de conversão, visto que mostram a efetividade da campanha.

Entre as mais importantes, estão o número de leads gerados, número de conversões no site, quantidade de cupons usados, conversões na loja física e downloads no aplicativo.

Para fazer um bom relatório, uma empresa especializada em fachada acm preto deve combinar os dados e fazer uma análise subjetiva dos resultados.

Isso inclui printar os posts criados, printar os comentários relevantes, identificar o sentimento nos comentários e o nível de envolvimento do influenciador com a campanha.

Considerações finais

Não é de hoje que os influenciadores digitais estão se destacando na internet e são capazes de influenciar o modo de vida e as decisões de seus seguidores.

Ao contrário das celebridades que são vistas como pessoas intocáveis pelo público, os influenciadores estão mais próximos da audiência e são vistos como indivíduos comuns.

Ao mesmo tempo, eles falam com uma grande quantidade de pessoas e geram identificação com sua audiência. Formar parcerias com eles, além de expandir o alcance da marca, é uma forma de humanizá-la e se aproximar do público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.