O marketing de relacionamento é crucial para o crescimento e consolidação de uma marca no mercado, afinal o relacionamento com os clientes é determinante para o sucesso de uma empresa.
Partindo do pressuposto que o cliente é o centro de um negócio, é importante que o relacionamento entre o cliente e a empresa seja fortalecido sempre.
De acordo com dados divulgados por uma pesquisa realizada pela Right Now no ano de 2011, cerca de 86% das pessoas preferem gastar mais e ter um bom atendimento do que economizar em um produto e ter um péssimo atendimento.
Pense, se mais de 10 anos atrás as pessoas já pensavam assim, imagine agora com o avanço da tecnologia e todos os recursos que são oferecidos a partir dele? Afinal hoje temos:
Tudo isso permite que os clientes fiquem cada vez mais exigentes, e as empresas precisam entender e se adaptar a essa realidade, seja você do segmento de laudo cautelar veicular ou do ramo de turismo, porque é preciso se adaptar a essa realidade.
Só para você entender, o marketing de relacionamento envolve um conjunto de estratégias, onde seu principal objetivo é o desenvolvimento de um relacionamento próximo entre o cliente, criando a fidelidade desse consumidor para com a sua marca.
Por exemplo, uma empresa de rastreamento de frota via satélite que cria esse relacionamento com os seus clientes faz com que o setor de gestão de marketing e vendas se torne capaz de promover os seguintes aspectos:
Tudo isso acontece graças a construção de uma percepção positiva que esse cliente irá criar sobre a empresa e seu serviço, seja por um atendimento de qualidade ou qualquer outra fase da jornada de compra feita por ele.
Sendo assim, se torna necessário a construção de um planejamento de marketing mais completo, abrangendo todo o setor de publicidade e o que diz respeito ao desenvolvimento do produto.
Tudo isso irá garantir um alinhamento e uma análise mais completa quanto a necessidade dos clientes e da empresa.
Tanto corporações e empresas de manutenção cftv, por exemplo, como startups buscam um bom relacionamento com os seus clientes com o intuito de tanto eles como os seus clientes se beneficiem com essa relação.
Mas para conseguir isso, é importante que alguns fatores determinantes sejam levados em considerações, que são:
Só seguindo todos esses aspectos sua empresa será capaz de fortalecer o seu relacionamento com os clientes e com isso se destacar no mercado.
Agora vamos entender quais estratégias são necessárias para melhorar o relacionamento com os seus clientes.
Além de uma relação puramente comercial, onde o cliente procura a empresa, pois deseja comprar uma câmera de segurança com áudio intelbras, por exemplo, é preciso que a empresa crie uma relação emocional com esse consumidor.
Sendo assim é importante que a empresa se preocupe em entender as necessidades e com isso criar mecanismos para solucioná-los, por isso é importante que as marcas conheçam seus público, seus hábitos e acima de tudo qual o diferencial da sua empresa na vida dele.
Além de entender as necessidades desse cliente, é importante entender qual contexto político e social que estamos vivendo atualmente, já que tudo isso influencia no modo como consumimos e como as pessoas se comunicam.
Um belo exemplo disso é a pandemia e como ela modificou o contexto social e toda a forma de consumo das pessoas, todas as empresas precisam de adaptar e essa é a segunda estratégia importante a adaptação.
Uma empresa de laudo nr13, por exemplo, não pode ficar obsoleta referente às transformações sociais e políticas do país, precisa entender e saber se manter no mercado mesmo com todas as mudanças.
Para conseguir utilizar o marketing de relacionamento na sua empresa, é importante que você aplique as seguintes estratégias:
Só seguindo todos esses passos será possível aproveitar tudo que o marketing de relacionamento tem a oferecer ao seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.