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Marketing de relacionamento: saiba como aplicar no seu negócio
28/09/2022 / 10:57
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Marketing de relacionamento é uma estratégia que tem como foco ajudar a marca a falar com o público no melhor momento, colaborando, assim, com a fidelização dos clientes.

Para ter um bom relacionamento com as pessoas, é necessário saber ouvir e demonstrar preocupação em relação às necessidades do próximo. As empresas podem fazer esse trabalho com os clientes por meio do marketing de relacionamento.

Hoje em dia, os consumidores estão em contato com uma enorme quantidade de informações, e quando alguém tem uma experiência positiva com uma empresa, a ponto de se tornar cliente fiel, pode ajudar a falar sobre ela com outras pessoas.

Isso sempre funciona porque qualquer pessoa gostaria de ser bem atendida e tratada de maneira especial. As empresas não se dão ao trabalho de criar boas experiências apenas para vender, mas para mostrar seu valor para o público.

O marketing de relacionamento entra justamente aqui e vai além de uma opção para atrair mais consumidores, na verdade, também trabalha a construção da marca.

Neste artigo, será possível compreender seu conceito, a diferença entre ele e o marketing tradicional e os benefícios que pode trazer para os negócios.

Conceito de marketing de relacionamento

Marketing de relacionamento é uma prática que abrange diferentes estratégias, dentre as quais, estão:

  • Construção de marca;
  • Disseminação de marca;
  • Uso de diferentes canais;
  • Comunicação próxima;
  • Automação de marketing.

Seu principal objetivo é estreitar o relacionamento com os clientes e fidelizá-los, fazendo com que se transformem em defensores da marca.

Também ajuda o negócio a se transformar em referência naquilo que faz, visto que uma empresa de locação de retroescavadeira com rompedor será capaz de proporcionar boas experiências aos consumidores.

Para alcançar esse propósito, basta estabelecer um relacionamento vantajoso para o público, por meio de estratégias de comunicação bem estruturadas.

Marketing de relacionamento e o tradicional

Existem alguns pontos que diferenciam o marketing de relacionamento do marketing tradicional. Um deles é o foco, pois enquanto as estratégias tradicionais mantêm o foco no produto, o marketing de relacionamento se concentra na experiência do cliente.

Ao fazer isso, a empresa consegue criar uma relação de longo prazo, porque ajuda a fidelizar as pessoas que já compram com ela.

Outro ponto de diferença é a comunicação, visto que no marketing de relacionamento, o cliente é o principal comunicador, enquanto a empresa assume o papel de ouvir e interagir com ele.

Quanto ao marketing tradicional, apenas a marca tem poder de fala. Isso acaba alterando o alcance, visto que as ações tradicionais atraem um público maior, a exemplo de estratégias como as propagandas na TV e no rádio.

O marketing de relacionamento usado por uma confecção de uniforme de trabalho feminino se restringe apenas aos meios digitais, como as redes sociais, blogs e sites, e isso faz com que o marketing tradicional também seja mais caro.

Por falar nisso, o investimento necessário também é outra grande diferença entre eles, visto que as estratégias de relacionamento podem ser usadas pelas pequenas empresas, enquanto as ações tradicionais são usadas por grandes companhias.

As formas de promoção também se diferenciam, visto que o marketing tradicional desenvolve a marca e sua imagem, enquanto o marketing de relacionamento desenvolve a imagem do negócio para os clientes, de modo que possam confiar nele.

Em outras palavras, é uma forma de construir a percepção de valor da marca perante o público que ela deseja atingir.

Vantagens do marketing de relacionamento

Esse tipo de estratégia traz muitas vantagens para as empresas, o que tem feito muitos negócios voltarem sua atenção para ela. Dentre os principais benefícios, estão:

Reduz os custos com anúncios

Os anúncios, de fato, são estratégias muito importantes para atrair clientes para as lojas virtuais, afinal, são eles que ajudam as pessoas a descobrirem os negócios, além de impactá-las com ofertas.

No entanto, o marketing de relacionamento é capaz de reduzir os custos envolvidos com essas ações, depois estimula a propaganda boca a boca.

Se uma pessoa teve uma boa experiência com uma loja ao comprar massa acrílica para artesanato, vai falar sobre isso com outros indivíduos de seu convívio social. Consequentemente, o estabelecimento vai impulsionar suas vendas de maneira orgânica.

Melhora a comunicação com o cliente

A partir do momento em que a corporação trabalha com as melhores estratégias de marketing de relacionamento para se relacionar com as pessoas, consegue melhorar consideravelmente sua comunicação.

Trata-se do resultado de uma iniciativa que proporciona uma experiência benéfica para os compradores. Os colaboradores, por sua vez, vão trabalhar com foco nesse objetivo, o que aumenta ainda mais o alinhamento da comunicação.

Aumenta o Lifetime Value (LTV)

O Lifetime Value é uma métrica que se refere ao valor que o cliente gastou com a empresa dentro de um período. Esse indicador chave deve ser acompanhado quando o foco do negócio é manter o cliente comprando o máximo de tempo possível.

O LTV dos clientes de uma empresa plataforma pantográfica hidráulica está diretamente relacionado com as ações de marketing de relacionamento, afinal, seu objetivo é expandir o valor de vida útil do cliente da melhor maneira.

Como implementar o marketing de relacionamento

Para implementar essa estratégia do jeito certo, é necessário investir em algumas práticas. São elas:

1. Alinhar a cultura do negócio

A primeira coisa que você precisa fazer é alinhar a cultura da empresa porque é importante que ela trabalhe com o foco na fidelização de clientes e colaboradores, de modo que todos estejam alinhados ao seu mindset.

É necessário fazer todos os ajustes necessários em relação à cultura da corporação. Isso porque a ligação entre o cliente e a companhia acontece logo no primeiro contato entre eles.

Nesse sentido, um fabricante de piscina de vinil 8×4 deve procurar fazer esse alinhamento por telefone, redes sociais, e-mail ou qualquer outro canal usado por ele.

2. Definir a persona da empresa

É muito importante saber quem são os consumidores, como eles se comportam, sua localização, as necessidades que possuem, o que eles esperam da companhia, canais de relacionamento que utilizam, dentre outras informações.

Responder a essas perguntas é muito importante para implementar o marketing de relacionamento, tendo em vista que a comunicação será voltada para o cliente ideal. Só assim será possível impactá-lo a ponto de influenciar suas decisões de compra.

3. Segmentar os clientes

Agora que a marca já sabe as principais características dos consumidores, fica muito mais fácil segmentá-los.

A segmentação ocorre por meio de ações de marketing de relacionamento exclusivas para os grupos de clientes, tendo como objetivo atingi-los de maneira personalizada.

Quando uma empresa de aditivo para bloco de concreto segmenta seu público, deixa de perder tempo e dinheiro com estratégias que não vão atingir as pessoas certas.

Além do mais, ao investir em comunicação direcionada, os consumidores se sentem mais importantes para o negócio. Tenha em mente que as pessoas gostam de saber que são importantes antes de comprar qualquer produto ou serviço.

4. Investir em ações relevantes

O bom relacionamento com o cliente precisa ser interessante para ele, assim sendo, invista em estratégias que sejam relevantes para as pessoas que compram com você.

Uma das táticas mais usadas pelas empresas é oferecer benefícios, como os brindes, visto que fidelizam os clientes ao mesmo tempo em que fazem as pessoas preferirem a marca em detrimento de seus concorrentes.

Ao longo do tempo, uma empresa de injeção de plástico obtém mais informações sobre seu público, e isso é valioso para investir em novas ações e aprimorar cada vez mais o marketing de relacionamento.

5. Monitorar os resultados

Por fim, assim como acontece com qualquer outro tipo de marketing, é muito importante monitorar os resultados. Todas as ações devem ser devidamente acompanhadas para saber se a empresa está no rumo certo.

Tanto é que, hoje em dia, as organizações trabalham suas estratégias de marketing sempre orientadas para a análise de dados.

Um fabricante de tenda com fechamento lateral deve acompanhar os números obtidos com suas ações e verificar se todas elas atingiram os objetivos propostos.

Caso necessário, é possível fazer alguns ajustes e, com isso, fazer valer a pena todos os investimentos para implementar as estratégias de marketing de relacionamento.

Considerações finais

Por conta da internet da era da comunicação, o consumidor moderno está cada vez mais exigente e,para comprar com qualquer empresa, primeiro ele precisa confiar nela, e um bom relacionamento é a base da confiança.

O marketing de relacionamento possui ações voltadas justamente para essas necessidades e deve fazer parte do planejamento do negócio. Com este artigo, foi possível aprender um pouco mais sobre esse assunto e como colocar em prática em seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.