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Marketing digital: como utilizar as redes sociais para atrair clientes?
05/08/2022 / 15:35
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O marketing digital reúne diversas estratégias diferentes para divulgar produtos e serviços dos mais variados tipos, e dentre os canais mais usados pelas marcas estão as redes sociais.

Isso porque elas atuam como ferramentas promissoras na hora de construir e fortalecer a imagem da empresa perante o público.

De acordo com um relatório emitido pela We Are Social, cerca de 66% das pessoas no Brasil utilizam as redes sociais, ou seja, existem cerca de 140 milhões de usuários brasileiros ativos.

Há tantas pessoas conectadas simultaneamente, e o tempo inteiro, que é praticamente impossível ficar fora desse circuito, principalmente para os negócios.

Mas é um erro acreditar que basta criar um perfil nessas plataformas e esperar os resultados aparecerem. Na verdade, as empresas precisam criar uma estratégia de posicionamento e aprender a conquistar clientes nesses canais.

Saber fazer isso nas redes sociais é uma das habilidades mais importantes para os empreendedores e organizações de diferentes portes e segmentos.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, você vai entender como atrair clientes por meio das redes sociais, compreender a importância de estar presente nessas plataformas e ver algumas dicas para atrair os consumidores,

Como atrair clientes nas redes sociais?

Para atrair clientes nas redes sociais, primeiro é necessário se atentar aos canais de comunicação. Isso porque cada plataforma possui uma funcionalidade específica, ou seja, o que funciona bem para uma, talvez não funcione para outra.

O tipo de conteúdo publicado, a linguagem usada, dentre outros aspectos são fundamentais para produzir conteúdos de maneira estratégica, mas isso só vai funcionar se a empresa souber sobre as particularidades de cada rede social.

Por exemplo, ao publicar no Instagram, uma marca de torta alemã com nata pode usar publicações mais coloquiais e voltadas para o entretenimento. Dentre as opções mais comuns, estão:

  • Vídeos curtos;
  • Mostrar os bastidores;
  • Falar sobre o cotidiano;
  • Usar memes;
  • Abordar os assuntos mais comentados.

Por outro lado, o Facebook atua como uma ferramenta para reforçar a presença digital do negócio e melhorar a interação com os clientes. Isso acaba facilitando o contato entre a empresa e os seguidores, além de melhorar o atendimento ao cliente.

O fato é que cada rede social possui suas próprias características, portanto, isso se aplica também ao Twitter, YouTube, LinkedIn, entre outros. E é fundamental conhecer todos esses canais para saber aplicar as estratégias corretamente.

A organização não precisa compartilhar apenas temas empresariais, uma vez que pode diversificar os assuntos para sempre oferecer conteúdos de valor e que sejam capazes de ajudar as pessoas, esclarecer suas dúvidas e entregar informação.

Não importa se você quer falar sobre instalação de tela em janela de apartamento ou dar dicas de dieta, o que importa é não burocratizar a comunicação e entender que esse espaço é feito por pessoas.

Elas não estão nas redes sociais para comprar, mas para se relacionar e ficar por dentro das notícias e novidades. Se o negócio for capaz de ajudar as pessoas, o alcance da marca será muito maior e mais usuários vão se interessar por ela.

Dependendo de qual seja o objetivo da empresa, tendo em vista que o marketing digital possui estratégias que, quando bem realizadas trazem os resultados esperados, também é possível vender pelas redes sociais.

Mas, antes de fazer isso, primeiro é necessário se certificar de que o site possui uma boa gestão de tráfego, visto que isso ajuda a obter resultados rapidamente e a bater metas.

Tendo em mente que cada rede social possui suas próprias características e que não basta apenas expor fotos dos produtos e serviços, é fundamental entregar conteúdos de valor e acompanhar de perto a performance desses materiais.

Para tornar a estratégia ainda mais assertiva, é necessário procurar profissionais capazes de elaborar boas estratégias para o negócio, de maneira profissional e lúcida.

Um fabricante de cabine de pintura retrátil pode utilizar várias ferramentas para melhorar a gestão das redes sociais. Elas ajudam a programar as postagens, analisar quais são as hashtags do momento e medem o alcance das páginas.

Outra possibilidade por meio delas é avaliar o engajamento e emitir relatórios para averiguar como está o desempenho das ações.

Por fim, para realmente atrair pessoas pelas redes sociais, é indispensável conhecer o público-alvo da marca, que nada mais são do que as pessoas com quem ela vai conversar e o tipo de consumidor que deseja atrair.

Importância de estar nas redes sociais

As redes sociais são importantes para as empresas por diversas razões. Em primeiro lugar, elas são capazes de aumentar a visibilidade do negócio, colaborando com as estratégias de branding da organização.

São plataformas com um grande potencial de aumentar a visibilidade, tendo em vista os diferentes tipos de postagens que uma empresa de limpeza de estofados a vapor pode criar, como conteúdos orgânicos e anúncios pagos.

Esses canais ajudam a conhecer a opinião verdadeira dos clientes e isso acaba criando uma relação de proximidade.

Para promover a interação entre a marca e os consumidores, é possível usar vários recursos, como no caso dos grupos de Facebook.

Uma das coisas mais importantes para as marcas nas redes sociais é conquistar um bom posicionamento, pois é assim que elas também se tornam mais relevantes no mercado.

A maneira como a empresa se posiciona vai influenciar diretamente na maneira como os consumidores enxergam a performance no geral, por isso, é fundamental sempre procurar uma maneira de construir uma boa imagem.

Mas, além disso, é muito importante buscar maneiras de melhorar o engajamento, pois assim uma auto escola para iniciantes vai conseguir manter seus clientes atuais e conquistar novos consumidores.

Consumidores engajados têm mais chances de indicar a marca para outras pessoas e, nas redes sociais, o engajamento acontece por meio de comentários, compartilhamentos, curtidas e marcações.

Porém, para ter acesso a todos esses benefícios, é muito importante saber atrair clientes por meio dessas plataformas.

Dicas para atrair clientes nas redes sociais

Existem algumas estratégias simples, mas que ajudam a atrair uma grande quantidade de clientes nas redes sociais. São elas:

1. Parcerias com influenciadores

As empresas precisam conquistar seus próprios seguidores, mas para fazer isso com mais rapidez e de maneira orgânica, muitas marcas estão optando por parcerias com influenciadores digitais.

São pessoas que possuem um grande número de seguidores e que conquistaram a confiança deles, por isso, se indicam um produto ou serviço, são ouvidos por sua audiência.

É uma oportunidade que as empresas têm de alcançar novos públicos e influenciar consumidores mais jovens, pois eles acompanham os influenciadores.

No entanto, para que essa estratégia funcione, uma escola de curso de manutenção iphone precisa fazer parcerias com criadores de conteúdos que tenham públicos semelhantes ao seu.

2. Conhecer a persona

A persona é um personagem semi fictício que reúne todas essas características do cliente ideal da marca, como idade, profissão, gênero, escolaridade, estado civil, além de problemas, necessidades, entre outros fatores.

Quando a empresa conhece sua persona, descobre quais canais ela utiliza para buscar informações e se relacionar com os demais.

Cada rede social possui características próprias e é exatamente por isso que também se diferem em relação ao público.

Um fabricante de bateria 60, por exemplo, pode encontrar no LinkedIn o melhor tipo de rede social para se relacionar com outras empresas. Por outro lado, uma loja de roupas femininas consegue se relacionar melhor com seu público no Instagram.

No entanto, para saber qual rede social sua empresa deve usar, é indispensável conhecer a fundo a persona e seus interesses.

3. Investir em estratégias pagas

Outra maneira de atrair clientes por meio das redes sociais é investindo em tráfego pago. Embora as estratégias orgânicas sejam muito importantes, elas demoram para fazer efeito.

Por outro lado, os anúncios pagos nas redes sociais ajudam a impulsionar postagens e divulgam rapidamente os produtos e serviços oferecidos pelas empresas.

É possível fazer esse tipo de anúncio em diferentes plataformas, mas, sem dúvidas, o Instagram e o Facebook são as mais promissoras porque os anúncios são mais direcionados, ou seja, alcançam as pessoas certas.

Ao criar suas campanhas nessas plataformas, uma marca de bolsa de tecido personalizada consegue obter um bom alcance, gerar engajamento e aumentar o número de cliques.

Isso acontece porque os anúncios são personalizados, de acordo com a localização, o quanto a empresa deseja gastar, o público que quer atingir e seus próprios interesses.

Considerações finais

As redes sociais são plataformas muito importantes para qualquer empresa que queira vender mais e atrair um número de clientes maior.

Neste artigo, você aprendeu algumas estratégias para que seu negócio consiga se destacar, ter um perfil atraente e melhorar consideravelmente o relacionamento com as pessoas por meio dessas ferramentas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.