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Como começar com marketing digital em uma empresa tradicional
28/10/2022 / 10:37
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Você está trabalhando para uma empresa tradicional e precisa de instruções focadas em marketing digital para iniciantes? Se sim, este blog é para você! Vamos orientá-lo nas etapas necessárias para definir seu público-alvo, definir metas e criar e implementar um plano de marketing digital que o ajudará a alcançar seus clientes online. Vamos começar!

Definindo seu público-alvo.

O primeiro passo para iniciar qualquer campanha de marketing digital é entender seu público-alvo. Isso significa saber quem são seus clientes, o que eles querem e onde podem ser encontrados online.

Existem várias maneiras de conhecer melhor seus clientes. Primeiro, você pode criar pesquisas com clientes que fazem perguntas sobre seus dados demográficos, interesses e necessidades.

Você também pode analisar os dados de tráfego do seu site, comprar backlinks brasileiros fortes e melhorar o perfil de acessos e em quais páginas eles estão interessados.

Por fim, você pode interagir com os clientes nas mídias sociais para ter uma ideia melhor do que eles estão procurando.

Criação de Personas de Clientes.

Depois de ter uma boa compreensão do seu público-alvo, você pode começar a criar personas de clientes. As personas do cliente são personagens fictícios que representam seu cliente ideal. Eles devem ser baseados em dados e informações reais sobre seu público-alvo.

A criação de personas de clientes ajudará você a concentrar seus esforços de marketing digital e garantir que você alcance as pessoas certas com a mensagem certa. Para criar uma persona, comece dando a ela um nome e alguns dados demográficos básicos, como idade, sexo, localização etc.

Em seguida, adicione informações sobre seus interesses, necessidades e objetivos. Seja o mais específico possível para que você possa direcioná-los facilmente com suas campanhas de marketing.

Pesquisando seus concorrentes

Também é importante pesquisar sua concorrência ao iniciar uma campanha de marketing digital. Isso ajudará você a entender quais estratégias eles estão usando e o desempenho deles. Para pesquisar sua concorrência, comece analisando o site e os canais de mídia social.

Veja que tipo de conteúdo eles estão compartilhando e com que frequência eles o compartilham. Anote também todas as campanhas de publicidade pagas que estão sendo executadas e veja o quão eficazes elas parecem ser.

Planejando seus objetivos de marketing digital.

Criando metas SMART

O primeiro passo para planejar suas metas de marketing digital é criar o que chamamos de metas SMART. SMART é um acrônimo que significa Specific, Measurable, Achievable, Relevant e Timely.

Uma meta específica é algo como “Quero aumentar o tráfego do meu site em 25% nos próximos três meses”. Uma meta mensurável é algo como “Quero dobrar minha lista de e-mails nos próximos seis meses”. Uma meta alcançável é algo como: “Quero criar um novo conteúdo a cada semana para o meu blog”.

Metas relevantes são aquelas que se alinham com seus objetivos gerais de negócios. Por exemplo, se seu objetivo é aumentar o reconhecimento da marca, um objetivo relevante de marketing digital seria criar mais conteúdo de mídia social ou executar uma campanha publicitária direcionada. E, finalmente, todas as metas devem ter um prazo associado a elas para que você possa acompanhar e medir o progresso ao longo do tempo.

Determinando seu orçamento

Depois de criar suas metas SMART, a próxima etapa é determinar quanto você está disposto a gastar para alcançá-las. Isso envolverá algumas tentativas e erros à medida que você descobre o que funciona melhor para o seu negócio, mas existem algumas diretrizes gerais que você pode seguir.

Antes de tudo, saiba que o marketing digital pode ser muito econômico, pois você pode segmentar especificamente quem vê seus anúncios e conteúdo (ao contrário do marketing tradicional, em que você paga por anúncios que podem ou não atingir seu público-alvo).

Com isso dito, ainda é importante definir um orçamento para que você não gaste demais em suas campanhas. Uma boa regra é começar pequeno e aumentar seu orçamento à medida que você vê os resultados de seus esforços.

Escolhendo os canais certos

Agora que você sabe quem é seu público-alvo e quais são seus objetivos, é hora de escolher quais canais de marketing digital serão mais eficazes para alcançá-los. Há uma variedade de opções para escolher, e a melhor maneira de decidir é experimentar algumas diferentes para ver o que funciona melhor para sua empresa.

Alguns canais populares de marketing digital incluem email marketing, marketing de mídia social, marketing de conteúdo, publicidade pay-per-click (PPC) e otimização de mecanismos de pesquisa (SEO). Novamente, é importante testar alguns canais diferentes antes de escolher os que funcionam melhor para você.

Implementando seu plano de marketing digital.

O primeiro passo para implementar seu plano de marketing digital e promover seu negocio é criar conteúdo. O conteúdo pode vir de várias formas, como postagens em blogs, infográficos, vídeos, e-books e muito mais. O importante é que seu conteúdo seja de alta qualidade e valioso para seu público-alvo.

Para garantir que seu conteúdo seja valioso para seu público-alvo, você precisará saber quem eles são e no que estão interessados. Isso pode ser feito criando personas de clientes (consulte a Seção 1) e pesquisando concorrentes (consulte também a Seção 1). Depois de ter uma boa compreensão de quem é seu público-alvo e o que eles querem, você pode começar a criar conteúdo que atraia eles.

Distribuindo seu conteúdo.

Depois de criar um ótimo conteúdo, é hora de começar a distribuí-lo. Há várias maneiras de fazer isso, dependendo do tipo de conteúdo que você criou e dos canais que está usando. Por exemplo, se você escreveu uma postagem no blog, pode compartilhá-la nas mídias sociais ou distribuí-la por e-mail marketing.

Se você criou um infográfico, pode compartilhá-lo nas mídias sociais ou incorporá-lo em seu site. E se você fez um vídeo, você pode enviá-lo para o YouTube ou compartilhá-lo nas redes sociais. Existem infinitas possibilidades de distribuição – o importante é divulgar seu conteúdo para que as pessoas possam vê-lo!

Analisando seus resultados.

Depois de distribuir seu conteúdo, é importante analisar os resultados para ver o que está funcionando e o que não está. Existem várias métricas que você pode analisar, como tráfego na web, engajamento (curtidas/compartilhamentos/comentários), leads gerados, taxa de conversão de vendas e muito mais. Ao analisar essas métricas, você pode ter uma boa ideia de quais partes do conteúdo estão ressoando com seu público e quais não estão. Isso ajudará você a ajustar sua estratégia de marketing digital no futuro.

O marketing digital pode parecer assustador, mas não precisa ser. Ao reservar um tempo para definir seu público-alvo, definir algumas metas e criar e distribuir conteúdo de alta qualidade, você estará no caminho certo para o sucesso. E não se esqueça de analisar seus resultados para melhorar constantemente sua estratégia!

Conclusão

Como você pode ver, há muito o que planejar e implementar uma estratégia de marketing digital em uma empresa tradicional. Mas, ao reservar um tempo para fazer sua pesquisa, definir seus objetivos e criar conteúdo atraente, você pode preparar sua empresa para o sucesso.

Então, o que você está esperando? Comece a planejar sua estratégia de marketing digital hoje mesmo!