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Marketing digital: entenda o crescimento do mercado nos últimos anos
26/10/2022 / 10:03
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Vamos ser sinceros, não é possível passar um tempo no Instagram sem se depara com alguém falando algo do gênero “eu investi nessas criptomoedas e lucrei X em 2 dias… quer saber como? Arrasta pra cima” ou então “estou fazendo 40 vendas por dia… arrasta pra cima e descubra”, “ganho dinheiro com futebol, arrasta pra cima”.

Quem nunca viu algum desses anúncios com toda certeza não possui uma conta no instagram e por mais que esses anúncios sejam chatos, repetitivos e de pouca credibilidade, eles fazem parte do marketing digital, a nova era de se fazer comunicação e impactar pessoas.

O marketing tradicional tem como pilar  objetivo estar presente onde todas as pessoas, sejam consumidores ou possíveis consumidores estão, sendo assim, não há lugar melhor do que as redes e plataformas digitais. Um estudo recente, mostrou que os brasileiros passam em média 9 horas por dia navegando na internet.

E com isso, fica claro que fazer marketing na internet possui um enorme potencial, uma vez que todos estão lá e podem ser alcançados de diversas formas diferentes, com isso, a nova era de se comunicar  tem todo o potencial de gerar muito retorno para quem sabe como utilizá-la e entender como fazer marketing digital.

Assim surge o marketing digital ou marketing 4.0 que nada mais é que as formas de alcançar, engajar e vender fazendo uso das novas tecnologias que derivam da quarta revolução industrial.
Sendo assim, fazer marketing utilizando a comunicação instantânea, gestão e compra de dados é muito mais efetivo do que as estratégias convencionais, isso sem levar em conta a alta capacidade de impactar pessoas em seu ambiente de conforto e gastando muito pouco comparado aos demais meios de comunicação.

O marketing digital já nasceu campeão, pois, ele visa impactar as pessoas ativamente, ao contrário das mídias off line em que os anúncios são em programas de TV, outdoors, rádios e muito mais, que passam despercebidos no ambiente.

Além da visualização do marketing ser direto às empresas, pela primeira vez na história conseguem escolher as pessoas que vão visualizar as suas campanhas, com isso, se torna muito mais segmentado, efetivo, barato e personalizável.

Apenas este contexto rápido já pontua muito bem a capacidade do marketing digital e o quão ele pode mudar completamente os rumos de uma empresa e negócio, mas entendendo ele a fundo vai ser possível notar que o modelo 4.0 é o futuro, e deixar de se posicionar e utilizar suas funcionalidades pode causar diversos problemas à sua empresa.

Os pilares do marketing digital

O que faz com que o marketing seja tão revolucionário é que ele conta com enorme potencial baseado em suas características, por isso conheça os pilares do marketing digital, só isso é o suficiente para entender o crescimento e expansão do setor.

Dados

Todos já ouviram falar sobre dados, “proteja seus dados” “como se defender de roubo de dados” “ não use tal app, ele coleta seus dados”. Essas são algumas das preocupações das pessoas, pois, empresas como Google e Facebook possuem como carro chefe os seus dados.

Isso mesmo, o que faz o marketing digital possuir um enorme potencial é por que ele é baseado no uso de seus dados e informações, você pode não responder pergunta nenhuma, mas ainda assim, as empresas te conhecem muito bem.

Se você já se deparou com alguma expressão “o Facebook, instagram e google te ouvem e conhecem” sabe muito bem que essas empresas te conhecem muito bem.

Um estudo feito pela universidade de Cambridge e Stanford provou que as redes sociais com base em suas preferências, curtidas e tempo de uso são capazes de te conhecer melhor que seus pais e cônjuge.

Personalização de campanhas

Fazendo uso de dados e informações sobre a sua pessoa, preferências, principais problemas e vantagens as empresas são capazes de direcionar suas propagandas e comunicações para serem efetivas com você.

Ao contrário dos meios de comunicação tradicionais, que uma empresa investia num programa de TV mesmo sabendo que boa parcela das pessoas alcançadas não seria o seu público alvo.

Com isso, o consumidor ou possível cliente vai ser muito mais influenciado, uma vez que a comunicação vai soar como o que ele quer ouvir.

Escala

Não há como falar de marketing na internet sem falar de escala, esse é mais um dos benefícios das estratégias, pois, com um baixo investimento você pode alcançar possíveis clientes e compradores em qualquer lugar do mundo.

Se possuir um negócio digital então, não há barreiras para a sua expansão, pois, os produtos e serviços podem ser enviados ou realizados não importa onde o seu público alvo está. 

O que é claro, uma vez que todos estão na internet e as empresas comercializam as suas informações, o negócio vai estar completamente livre de barreiras.