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Marketing médico: saiba como passar as informações de forma responsável
24/10/2022 / 16:40
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Uma das maneiras de os profissionais de saúde divulgarem seu trabalho é a partir do marketing de clínicas e de médicos nas redes sociais. Porém, essa divulgação precisa ser feita com muita responsabilidade e seguindo as regras determinadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Por isso, os médicos que desejam divulgar seu trabalho pelas redes precisam fazer isso de forma responsável e tomando alguns cuidados. Veja cinco boas práticas para aplicar no marketing médico para não infringir nenhuma regra e conquistar mais pacientes.

5 boas práticas para ter um marketing responsável sendo médico

O marketing médico tem como objetivo atrair mais pacientes ao fortalecer a imagem do médico e sua competência. Assim, precisa ser pensado com o objetivo indireto de aumentar a agenda, que será uma consequência da imagem positiva e confiável do médico e sua clínica.

Entender esse ponto é importante, pois muitas das boas práticas, como veremos, exigem esse cuidado com o tipo de informação passada e os destaques utilizados. Veja a seguir!

1. Não publique fotos dos seus pacientes

Um dos cuidados mais importantes no marketing médico é não publicar as fotos de seus pacientes, nem mesmo uma demonstração de antes e depois. Qualquer tipo de publicação que utilize a imagem do paciente não é aceita pelo CFM.

Isso vale mesmo se não for possível reconhecer o paciente na imagem ou se ele permitiu a utilização, pois é uma indicação e regra do CFM. O médico pode ser multado e até levar advertências do Conselho caso alguém denuncie.

2. Cuidado com as fotos das celebridades

Além de não poder divulgar fotos dos pacientes, também é proibida a divulgação de celebridades, famosos e influencers como exemplo do que um tratamento ou procedimento pode fazer.

Isso porque o médico, além de não poder fazer sua divulgação com imagens de casos, também pode ser processado por essas pessoas famosas pela divulgação sem consentimento de suas imagens, relacionando-as com o profissional.

3. Não garanta o sucesso do tratamento nas peças de divulgação

Frases como “tratamento garantido”, “resultados garantidos em um mês”, entre outras frases como essa na hora de falar sobre algum tratamento devem ser evitadas. Além de ser algo proibido, também abre margem para os pacientes se decepcionarem e abrirem um processo contra o médico.

Assim, é indicado que o profissional explique como funciona o tratamento, mas deixe claro que é preciso fazer uma avaliação antes para entender as necessidades dos clientes.

4. Sempre se identifique

Sempre que fizer uma divulgação, seja nas redes sociais ou em outros formatos, deixe claro seu nome e seu CRM (identificação do Conselho Regional de Medicina). Essa é uma obrigatoriedade também, pois só assim é possível para os pacientes relacionarem as informações com quem as está passando.

É preciso colocar a informação na legenda ou no próprio vídeo ou imagem, de acordo com a peça de divulgação.

5. Dê entrevistas, mas lembre-se de que precisam ser gratuitas e sem intuito de venda

Uma ótima opção para os médicos divulgarem sua imagem sem infringir nenhuma regra é dando entrevistas, seja para TV, seja para a internet. Essa entrevista precisa ser gratuita (o médico não pode receber nem pagar por ela) e não pode ter o intuito de venda.

Como isso ajuda no marketing médico? Na construção da imagem do médico, que mostra seus conhecimentos acerca do assunto e chama atenção de possíveis pacientes. Por isso a importância de ser claro e responsável quanto às informações passadas.

De maneira geral, o marketing médico acontece de maneira indireta. Dessa forma, não há a divulgação dos serviços e tratamentos, mas um “branding” do profissional — a imagem que ele passa às pessoas, que deve ser de alguém responsável e confiável.