No Brasil, menos de 40% das empresas sobrevivem depois de cinco anos de atividades, segundo o IBGE. A pandemia, como sabemos, agravou esse cenário geral, principalmente para startups e pequenas empresas. Mesmo assim, há um saldo positivo em 2021 de cerca de 2,6 milhões de novos CNPJ´s criados, sendo 80% microempreendedores individuais (MEI). Ou seja, é correto dizer que a cada 10 segundos, nasce um MEI no país.
A pergunta que fica para quem está iniciando um novo empreendimento é: como minimizar os riscos de entrar para a estatística citada acima? Além de uma ideia original e ter um bom plano de negócios, pesquisar o mercado, criar diferenciais frente aos concorrentes, empreender exige trabalho duro, sem esquecer dos pilares branding, comunicação e marketing, em geral, negligenciados pela grande maioria das empresas entrantes nos mais variados mercados.
Minha experiência como consultor na RD Inovação, deixa claro alguns pontos para startups e pequenas empresas. Destaco:
Há um consenso no mercado de que cerca de 99% das startups brasileiras não investem em branding. Nós da RD Inovação encaramos esse dado como uma grande oportunidade e mostramos aos nossos clientes, principalmente entrantes e pequenas empresas, como aproveitá-la e, mais que isso, que entendam e incorporem que uma marca forte também será muito importante em eventuais momentos de crise.
É fácil entender. Imagine, por exemplo, uma nova empresa surge oferecendo o mesmo produto ou serviço que a sua empresa. Nesse cenário, qual ativo passa ser fundamental nesta situação? A resposta é muito clara: a relação emocional que a marca criou com o consumidor, ou seja, estratégia de branding e tudo que o envolve: um bom plano de marketing e comunicação e criatividade. Também é importante lembrar que uma marca forte contribui ainda para a valorização (valuation) da empresa em uma eventual participação em rodadas de investimentos.
Dentro de todo esse contexto, desenvolvemos na RD Inovação uma metodologia proprietária – METODOLOGIA S – que permite de forma objetiva e efetiva ajudar empresas a estruturar o branding, marketing e comunicação dentro dos objetivos do negócio. Abrange desde a definição ou redesenho do (s) profissional (ais) de marketing e comunicação, capacitação, conexão com um hubs de inovação e startups até a execução e acompanhamento de projetos de marketing e comunicação. Porém, o mais importante é que tudo pode ser feito por meio de um investimento viável, adequado ao tamanho e planos de crescimento da empresa, ou seja, viável mesmo para startups e pequenas empresas com budget restrito.
Ajudar nossos clientes a crescer, fortalecer e se consolidar e liderar as mudanças no segmento de atuação é nosso desafio diário, perseguido com foco e entusiasmo. A grande oportunidade como dissemos acima – se destacar dos demais 99% de entrantes – está posto e sairá na frente quem adotar o branding como uma das principais estratégias de negócio. Afinal, startups e pequenas e médias empresas são responsáveis por adicionar 30% de valor ao PIB brasileiro nas últimas três décadas.
Se seu negócio precisa alavancar resultados entre em contato com o Sin Group. Nossas verticais atuam em todas as frentes do marketing e comunicação, assim como na consultoria para modelar a melhor estratégia para sua empresa. Entre em contato pelo número +55 83 99347-8885. Se preferir, preencha seus dados acessando este link que entraremos em contato.