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Marketing para startups e pequenas empresas
09/01/2023 / 18:57
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No Brasil, menos de 40% das empresas sobrevivem depois de cinco anos de atividades, segundo o IBGE. A pandemia, como sabemos, agravou esse cenário geral, principalmente para startups e pequenas empresas. Mesmo assim, há um saldo positivo em 2021 de cerca de 2,6 milhões de novos CNPJ´s criados, sendo 80% microempreendedores individuais (MEI). Ou seja, é correto dizer que a cada 10 segundos, nasce um MEI no país.

A pergunta que fica para quem está iniciando um novo empreendimento é: como minimizar os riscos de entrar para a estatística citada acima? Além de uma ideia original e ter um bom plano de negócios, pesquisar o mercado, criar diferenciais frente aos concorrentes, empreender exige trabalho duro, sem esquecer dos pilares branding, comunicação e marketing, em geral, negligenciados pela grande maioria das empresas entrantes nos mais variados mercados.

Minha experiência como consultor na RD Inovação, deixa claro alguns pontos para startups e pequenas empresas. Destaco:

  • É mais fácil e prudente incluir branding, marketing e comunicação durante a elaboração do plano de negócios. Do contrário, sim, é possível recuperar o tempo e as oportunidades perdidas, mas vai exigir mais esforço;
  • Incluir estratégia de branding no plano de negócios é muito mais que criar um nome e uma logomarca bonita e atrativa. Implica em ter um planejamento estruturado de como se quer que os consumidores lembrem, interajam e consumam o produto ou serviço;
  • Inovação deve ser uma palavra de ordem do novo negócio e estar  impregnada na cultura corporativa que começa a ser construída;
  • Branding, marketing e comunicação devem ser encarados seriamente como um investimento e não custo;
  • Ter uma marca (brand) bem construída e que crie relações emocionais com os seus consumidores, que não seja fria ou neutra, é tarefa que não pode ficar em segundo plano e, para isso, não basta usar ferramentas digitais;
  • Em geral, as startups colocam produtos ou serviços inovadores no mercado. Nem por isso, utilizam todo o potencial das ferramentas do marketing disruptivo, o que é um contrasenso.

Há um consenso no mercado de que cerca de 99% das startups brasileiras não investem em branding. Nós da RD Inovação encaramos esse dado como uma grande oportunidade e mostramos aos nossos clientes, principalmente entrantes e pequenas empresas, como aproveitá-la e, mais que isso, que entendam e incorporem que uma marca forte também será muito importante em eventuais momentos de crise.

É fácil entender. Imagine, por exemplo, uma nova empresa surge oferecendo o mesmo produto ou serviço que a sua empresa. Nesse cenário, qual ativo passa ser fundamental nesta situação? A resposta é muito clara: a relação emocional que a marca criou com o consumidor, ou seja, estratégia de branding e tudo que o envolve: um bom plano de marketing e comunicação e criatividade. Também é importante lembrar que uma marca forte contribui ainda para a valorização (valuation) da empresa em uma eventual participação em rodadas de investimentos.

Dentro de todo esse contexto, desenvolvemos na RD Inovação uma metodologia proprietária – METODOLOGIA S – que permite de forma objetiva e efetiva ajudar empresas a estruturar o branding, marketing e comunicação dentro dos objetivos do negócio. Abrange desde a definição ou redesenho do (s) profissional (ais) de marketing e comunicação, capacitação, conexão com um hubs de inovação e startups até a execução e acompanhamento de projetos de marketing e comunicação. Porém, o mais importante é que tudo pode ser feito por meio de um investimento viável, adequado ao tamanho e planos de crescimento da empresa, ou seja, viável mesmo para startups e pequenas empresas com budget restrito.

Ajudar nossos clientes a crescer, fortalecer e se consolidar e liderar as mudanças no segmento de atuação é nosso desafio diário, perseguido com foco e entusiasmo. A grande oportunidade como dissemos acima – se destacar dos demais 99% de entrantes – está posto e sairá na frente quem adotar o branding como uma das principais estratégias de negócio. Afinal, startups e pequenas e médias empresas são responsáveis por adicionar 30% de valor ao PIB brasileiro nas últimas três décadas.

Se seu negócio precisa alavancar resultados entre em contato com o Sin Group. Nossas verticais atuam em todas as frentes do marketing e comunicação, assim como na consultoria para modelar a melhor estratégia para sua empresa. Entre em contato pelo número +55 83 99347-8885. Se preferir, preencha seus dados acessando este link que entraremos em contato.

 

Ruy Dantas, CEO do Sin Group e da RD Inovação. Foto. Divulgação