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Marketing turístico: tudo o que você precisa saber sobre
20/09/2022 / 07:53
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O marketing turístico é uma estratégia bastante utilizada por empresas que trabalham no ramo de viagens, de forma que possam atrair a atenção dos consumidores para pacotes ou outras atividades além das tradicionais.

Podendo ser aplicado desde uma pequena pousada até as atrações turísticas mais elaboradas ou culturais, o marketing turístico tem como base usar os desejos e as necessidades dos clientes para que sejam proporcionadas experiências singulares.

Sendo um setor que os clientes buscam pelo máximo de informações que conseguirem, do mesmo modo antes de comprar uma chopeira manual a gelo, por exemplo, que sejam contribuintes para as suas escolhas e desejos.

Por meio do marketing turístico, é possível que a descoberta de negócios do ramo ocorra de um modo mais prático, especialmente com a presença da tecnologia e da internet em boa parte das estratégias.

Isso porque, no setor de turismo, as opiniões e experiências de outros visitantes nos locais que o indivíduo deseja visitar, se hospedar ou a empresa que oferece locomoção, acaba ganhando um grande valor.

Tornando o mercado ainda mais competitivo para as empresas do setor, bem como aquelas que trabalham com lona de circo e, por isso, elaborar um bom planejamento usando os benefícios do marketing turístico se tornam um meio para ganhar o destaque no setor.

Contudo, do mesmo modo que outras empresas possuem um público-alvo para os seus empreendimentos, essa característica também faz parte do marketing turístico, visto que com os clientes certos, é mais possível ter um crescimento em meio a concorrência.

A importância do marketing turístico

Da mesma forma que uma empresa de sistema integrado academia deve conter um bom marketing para atrair clientes, independentemente da época do ano, o marketing turístico também deve ser uma estratégia sempre colocada em ação.

Pelo mercado estar cada vez mais presente dentro dos ambientes digitais, este modelo de marketing também pode se interligar com o digital, de modo que as estratégias do setor para criação de conteúdos possam ser vistos através de diferentes aparelhos.

Seja eles por computadores ou, principalmente, dispositivos móveis, já que são estes aparelhos que estão sendo mais presentes dentro da sociedade e de algum modo, fazendo parte do cotidiano.

O marketing turístico pode ter seu campo de exploração por meio de aplicativos de celulares ou de tablets, uma tendência cada vez maior para atrair os clientes até um serviço de hotel ou de turismo.

Mostrando e oferecendo as soluções ou opções durante uma viagem que um indivíduo pode ter, assim como um marketing de calçada de paver podem oferecer diferentes escolhas, as estratégias permitem que os negócios do ramo geram potenciais de lucros.

No caso de hotéis ou pousadas, é por intermédio deste formato de marketing que há um aumento de clientes e reservas em determinadas épocas do ano onde a procura acaba agitando o nicho ou, até mesmo, podendo ser um auxílio em épocas de baixa temporada.

Visto que graças aos conteúdos e ao marketing criado, contribuem para aqueles clientes uma descoberta mais fácil dos negócios que podem atender aos seus desejos mesmo não sendo épocas específicas para isso.

Portanto, pode-se apontar que o marketing turístico contribui para negócios e consumidores a facilidade para que os negócios sejam encontrados de acordo com a relevância criada, e por sua vez, uma forma de comparar os preços.

E, embora possa ser mais praticado por áreas de hospedagem, o marketing turístico também é enquadrado em atrações culturais como museus, pontos que são de turismo naturais ou criados pelo homem, assim como parques.

Podendo contar com um marketing para engajar os frequentadores desde o momento da construção campo society até a data de abertura, os parques ou outras atrações turísticas também podem usar as estratégias para atrair frequentadores.

A importância do marketing turístico está diretamente ligada ao fato de que o negócio que o utiliza busca atrair clientes e se estabelecer em um nicho bem concorrido, portanto, quanto melhor e mais atrativas forem as estratégias, melhores os resultados.

Como impulsionar a empresa com a estratégia

Para que o marketing turístico seja bem aproveitado pela empresa que o utilizar, é essencial ter o conhecimento da persona que irá frequentar o empreendimento, de modo que, ao ter esse entendimento do perfil do público, as estratégias possuam uma direção.

O ramo de turismo é um dos setores que possuem perfis diferentes de frequentadores, do qual faz os empreendimentos do ramo de hotelaria a se adaptarem da melhor forma para os receberem, já que eles podem ser:

  • Mochileiros;
  • Viajantes solo;
  • Clientes de baixo ou alto custo;
  • Turistas gastronômicos;
  • Turistas adultos;
  • Viajantes de negócios;
  • Eco-friendly;
  • Turistas aventureiros.

Essa definição de persona, que o negócio descreve como público-alvo, permite que sejam construídas as estratégias de forma que atraiam esses clientes, podendo ser um perfil ou, então, mais de um.

Já que os mochileiros e clientes de baixo custo não serão atraídos por estratégias mais sofisticadas que estão dentro dos padrões de vida de um cliente de luxo ou de um viajante de negócios mais caros.

A compreensão de persona ajuda também a fazer com que os ambientes em um quarto de hotel ou pousada, bem como as atividades em algum ponto turístico possa conter pontos que estimulem a compra de ingressos ou a reserva dos lugares.

Portanto, do mesmo modo que uma empresa de rastreador e bloqueador veicular via celular busca compreender seus consumidores, empreendimentos ligados ao turismo também devem exercer essa prática.

Outra estratégia que pode tornar o marketing turístico ainda mais impulsionado por uma empresa é compreender como o cliente se comporta durante o processo do qual está passando pelo funil de vendas.

Este processo é importante porque, além de compreender os comportamentos que cada cliente possui, assim como suas intenções, é pelo funil que o negócio saberá como iniciar a abordagem que levará a conclusão da venda dos serviços.

Com conteúdos adequados e relevantes para atender as necessidades de um cliente, o empreendimento pode usar diferentes formas que ajudem na condução do funil, desde imagens ou vídeos, assim como materiais bônus para quem assina a newsletter.

Que, por sua vez, acaba adentrando no e-mail marketing, onde promoções que vão desde um aluguel de ônibus para festa em um ambiente turístico até novidades sobre o negócio que possam interessar os clientes pode ser enviado.

Quanto mais conteúdo a empresa criar envolvendo o turismo da região e o que pode estar atrelado ao negócio, maiores são as chances dos consumidores se atraírem e também quererem usar o empreendimento como parte da viagem.

Uma prática que está atrelada ao marketing turístico é o storytelling, onde, por meio de uma narrativa que envolva os sentimentos de quem está acompanhando a trama, possam fazer com que as sensações geradas resultem na compra de um serviço da empresa.

Por exemplo, um storytelling de uma tela de nylon para quadra pode envolver sentimentos remetentes à infância e proteção, por isso, quando o usuário acompanha a trama, acaba querendo o produto devido ao que sentiu.

E, caso não compre, pode compartilhar e, assim, despertar o interesse de outro usuário nas redes sociais, ou então, de amigos e familiares, de forma que acabe engajando novos seguidores para as páginas.

Para o marketing turístico, as empresas ou locais que usarem a estratégia, podem usar como storytelling um guia de experiências de outros clientes, bem como novos conteúdos que também atraiam quem já é um consumidor.

O marketing turístico também pode ser enquadrado nas estratégias de marketing sazonal, de modo que as épocas onde se tem uma maior procura sejam criados planos para atrair os clientes, aumentando ainda mais o número de reservas ou venda de ingressos.

Considerações finais

O marketing turístico é uma das estratégias das quais empresas do ramo podem aderir para atrair ainda mais consumidores, de modo que também pode ser exercido como uma modalidade de fidelização daqueles que frequentam o local.

Por ser um segmento do mercado do qual possui uma grande concorrência, principalmente em determinados períodos do ano, o marketing turístico é uma das modalidades que está atrelada ao formato digital.

De forma que criar conteúdos relevantes e promoções específicas, se torna um modo de atrair e fidelizar o cliente, além do fato de que pode até mesmo contribuir para que uma divulgação da parte do indivíduo ocorra para amigos e familiares.

Após a compreensão de qual é o público-alvo ideal, visto que diferentes perfis podem ser atraídos, o empreendimento pode criar estratégias para que se destaque dentro do mercado independentemente do período, até mesmo em baixa temporada.

Sendo um setor que sofre grandes impactos com a crise, preparar uma boa estrutura e visibilidade da marca contribui para o fortalecimento dentro do nicho, de maneira que mesmo em épocas de empecilho, o consumidor é atendido com a mesma qualidade.

Por isso, estruturar a credibilidade e a visibilidade no mercado competitivo, torna possível que com o marketing de turismo, um empreendimento sempre tenha bons resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.