Mães, mulheres, jornalistas. Amigas de muitos anos, Carla Arantes e Mariah Araújo se encontram pela primeira vez em um projeto que aborda as dores e alegrias da maternidade. No videocast ‘Choro de Mãe’, as amigas compartilham, de forma franca e desprovida de filtros, a sobrecarga e as dores – físicas e emocionais – muitas vezes invalidadas, que a maternidade pode causar
As jornalistas já haviam trabalhado juntas em 2022, quando Mariah assumiu a coluna de cinema no programa em que Carla apresentava na rádio CBN João Pessoa. Era a última coluna de toda quinta-feira. Ao fim do programa, elas contam que começava uma longa conversa de amigas e, principalmente, de mães
Cansaço, noites mal dormidas, viroses, adaptação escolar, correria, momentos desafiadores, rede de apoio, troca de dentes, receitas caseiras, relacionamentos e demandas infinitas. Era tudo o que permeava a conversa de trinta minutos, que, invariavelmente, também era cercada de lágrimas e gargalhadas.
“Isso dá um podcast”, disseram certa vez. E daí surgiu a ideia de trazer a público esses assuntos que fazem parte da vida de todas as mães, mas muitas não se sentem confortáveis para falar. “Brinco que algumas coisas as mães não têm coragem de dizer nem pra si mesmas, no banheiro, de luz apagada”, afirma Carla Arantes, mãe dos gêmeos Ana e Arthur, de 7 anos, referindo-se à enorme culpa que as mães sentem.
O nome para o bate-papo não poderia ser mais apropriado “Choro de Mãe”, “afinal, choramos não só de tristeza, mas de alegria, de emoção, de raiva e às vezes até desespero”, explica Mariah Araújo, mãe de Tito, de 6 anos.
O planejamento levou mais de um ano. Ambas com experiência em TV, as jornalistas decidiram que o conteúdo deveria ser também em vídeo e não poderia ser qualquer cenário. Era preciso um lugar acolhedor, onde as convidadas, mães de diferentes perfis, se sentissem à vontade para se abrir, rir e chorar.
A locação escolhida é o Studio Matriah Amada, em João Pessoa. Imagens coloridas, elementos pessoais em cena e um divã compõem o ambiente onde Carla e Mariah recebem, toda semana, uma mãe para uma conversa sincera e desconstruída.
Não por acaso, o mês escolhido para a estreia é maio, mês das mães. O primeiro episódio apresentou Dalu Melo, jornalista e influenciadora digital, mãe de Nalu, de 6 anos e Zael, de 3 meses.
“É uma honra ser a primeira a participar desse programa com mulheres que eu admiro tanto pessoal e profissionalmente e que eu tenho a felicidade de chamar de amigas”, diz Dalu.
Os episódios semanais estão disponíveis no YouTube, no canal Choro de Mãe Podcast, assim como em plataformas de áudio. Para mais informações, os interessados podem acessar o perfil do programa no Instagram (@chorodemaepodcast) ou enviar um e-mail para chorodemaepodcast@gmail.com.
Fonte: assessoria de imprensa