João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 25.9ºC
Patos 32.35ºC
IBOVESPA 130352.86
Euro 6.1028
Dólar 5.5828
Peso 0.0057
Yuan 0.7886
Médico militar: tire todas as dúvidas sobre esta carreira
16/11/2022 / 16:55
Compartilhe:

Dentro das várias opções de carreira na Medicina, uma pouco falada mas bastante promissora é a de médico militar. E o processo para isso é bastante semelhante ao de residência, tendo inclusive uma prova prática médica durante o processo.

Por isso, preparamos este artigo para tirar algumas dúvidas e mostrar um pouco mais quais são as formas e os pré-requisitos para quem quer seguir a carreira de médico militar.

Vamos mostrar as vantagens, desvantagens, parte do processo e, principalmente, como se qualificar para pleitear essas vagas. Boa leitura.

 

O que faz um médico militar

Assim como outras funções dentro da hierarquia do Exército, Marinha ou Aeronáutica, o médico também vai atuar nas frentes para onde for designado. Via de regra, o trabalho é realizado em hospitais, clínicas e ambulatórios de instituições ligadas às Forças Armadas. Os pacientes são militares que eventualmente se machucam em missões ou treinamentos, e também há exames de rotinas, testes de aptidão física, entre outros.

Vale ressaltar que o médico militar, assim como os demais integrantes, poderá atuar em zonas de guerra, fronteiras e outros locais designados pelo Estado. Para seguir essa carreira, também é preciso prestar concurso. Portanto, haverá uma prova prática médica.

 

Como funciona a prova prática militar?

Antes de tudo, para se tornar médico militar é preciso ingressar nas Forças Armadas, e isso pode ser feito via serviço obrigatório ou concurso público. Em geral, o Exército faz o trabalho de organizar reuniões onde disponibiliza formulários a estudantes de Medicina perto da formatura, homens e mulheres. Em caso de necessidade, poderá haver convocação de quem se alistou.

Quem escolher ingressar na carreira pelo concurso público, poderá escolher entre Marinha, Exército e Aeronáutica. Cada uma dessas Forças tem suas especificidades quanto à prova e também quanto às possibilidades de carreira.

 

O que é TAF? 

Os processos de concurso para médico militar têm uma fase descrita no edital que é a prova física, também chamada de TAF (Teste de Aptidão Física). Esse teste mede a capacidade do candidato em fazer esforços físicos relevantes para o cargo almejado.

O teste em si tende a exigir muito mais do profissional do que o exercício da função. Isso porque, no dia a dia, são poucos os esforços físicos que o médico militar fará, se comparado com outros cargos das Forças Armadas.

 

Salário de um médico militar

Dentro da estrutura militar existem hierarquia de cargos, e para a função de médico não é diferente. Além disso, há algumas divisões que você precisa conhecer que vão determinar as bases salariais do profissional. Confira:

  • soldo: é uma versão de salário para os militares, pois é pago mensalmente de acordo com a função exercida;
  • adicional militar: é a parcela além do soldo que é referente à posição hierárquica; quanto mais alta, maior o valor;
  • adicional de habilitação: é a parte que provém de retribuições depois de realizar treinamentos e habilitações;
  • adicional de compensação orgânica: parte remuneratória, paga mensalmente, para compensar o desgaste do organismo como resultado da realização contínua de atividades especiais.

Dito isso, vemos que os salários variam conforme o desempenho e a posição na hierarquia, sendo o soldo a base salarial. Considerando os últimos editais, o salário base para médico militar girava em torno de R$ 9 mil.

 

Como ingressar na carreira de médico militar

O processo mais simples, como vimos, é prestando o concurso, fazendo a prova prática médica e o teste de aptidão física. O que é preciso considerar são as vantagens e desvantagens da atuação na área, para entender se sua personalidade realmente tem a ver com a função.

 

A execução do trabalho como médico militar

Em tempos de paz, a rotina do médico militar é bastante tranquila, pois em geral será designado a um Posto Médico, Hospital ou Policlínica para fazer trabalhos ambulatoriais.

São emergências de baixa complexidade, na sua maioria, e a carga horária é relativamente mais baixa, de 25 horas semanais, o que permite ao profissional exercer outros trabalhos quando não estiver servindo. Carga horária tranquila, rotina pouco complexa e um bom salário base, ou seja, considerar a carreira de médico militar tem boas vantagens para você.

 

Conclusão

A carreira de médico militar pode ser bastante promissora, como vimos, e muitas vezes os concursos são pouco concorridos. Mesmo assim, é importante se preparar bem para a prova prática e para o teste físico se quiser ingressar nessa profissão.