O Médico Paraibano Marcondes Gadelha fez um procedimento em São Paulo no Hospital HCOR pelos Médicos: Dinitri Siqueira e Enilton Tabosa .
O implante transcateter de válvula aórtica (Tavi, do inglês transcatheter aortic valve implantion) é um procedimento minimamente invasivo para a correção da válvula afetada pela estenose aórtica, doença caracterizada pela obstrução dessa estrutura cardíaca que abre e fecha, regulando a passagem do sangue do coração para o corpo. Por meio de um cateter introduzido geralmente em uma artéria da virilha e guiado por imagem, uma válvula artificial é levada até o coração a fim de substituir a válvula defeituosa. Quando a prótese chega ao local afetado, é inflada e instalada para restabelecer o fluxo sanguíneo de forma correta.
Realizado na área de Hemodinâmica da BP por cardiologistas intervencionistas especializados, o procedimento prescinde de anestesia geral e dos grandes cortes exigidos nas cirurgias abertas. Feito com sedação leve, semelhante à aplicada em uma endoscopia, leva de uma hora ou uma hora e meia para ser realizado.
Geralmente após 48 horas o paciente recebe alta para voltar para casa, devendo apenas evitar grandes esforços físicos pelo menos nos sete dias seguintes.