João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 27.9ºC
Patos 33.95ºC
IBOVESPA 143831.39
Euro 6,35
Dólar 5,47
Yuan 0,76
João Pessoa inicia microchipagem de animais de carroça
15/09/2025 / 16:42
Compartilhe:
Foto: Arquivo/SECOM

A Prefeitura de João Pessoa iniciou a microchipagem de animais utilizados em carroças, com o objetivo de identificar os tutores e prevenir casos de abandono e maus-tratos.

Até o momento, pelo menos 200 animais já receberam o microchip, que contém informações sobre os tutores. A iniciativa é parte de uma busca ativa por carroças com tração animal na cidade. Os carroceiros que ainda não se cadastraram devem procurar a Secretaria de Cuidado e Proteção Animal (Secupa) para regularizar sua situação.

Segundo Guga Pet, secretário de Cuidado e Proteção Animal, o microchip funciona como uma identidadepara os animais. “No chip tem todos os dados do tutor que tem aquele animal. Quando há um caso de maus-tratos, a primeira coisa que fazemos é verificar se o animal tem um dono”, explica.

Além de identificar os tutores, o cadastro permitirá traçar o perfil socioeconômico dos carroceiros, possibilitando à prefeitura desenvolver estratégias de inclusão laboral e alternativas de trabalho. Durante as abordagens, veterinários da Secupa também avaliam a saúde dos animais e oferecem orientações sobre o uso correto de apetrechos, alertando para a proibição do uso de chicotes.

O chip contém dados como número de telefone e endereço do tutor, facilitando a localização em casos de abandono ou maus-tratos. A ação também busca contabilizar quantos animais ainda são utilizados nesta atividade, com o intuito de garantir dados precisos para a retirada gradual dos veículos de tração animal e a substituição das carroças por triciclos elétricos.

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp