
A Romaria da Penha 2025, um dos eventos religiosos mais importantes de João Pessoa, terá um esquema especial de segurança, trânsito e transporte para garantir a fluidez da celebração. As medidas foram definidas nesta quinta-feira (27) pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds).
Cerca de 100 policiais da Polícia Militar e da Polícia Civil, além de equipes do Corpo de Bombeiros, estarão distribuídos em pontos estratégicos ao longo do percurso. Duas delegacias móveis serão instaladas, uma na Praça da Paz e outra no Santuário de Nossa Senhora da Penha, para atender às necessidades dos romeiros.
A 2ª Delegacia Distrital, localizada no Centro, funcionará em regime de plantão das 18h até a meia-noite, enquanto a 9ª Delegacia Distrital, em Mangabeira, estará aberta das 20h às 8h, durante o encerramento do percurso.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) também anunciou medidas de trânsito para o evento. A partir da manhã do sábado (29), um trecho da Avenida João Machado, entre as ruas Trincheiras e Rodrigues Chaves, será interditado para a montagem do palco da missa. O sentido Cemitério Boa Sentença também terá bloqueios.
A partir das 16h, uma das faixas no sentido Centro/bairro será interditada para posicionar os trios elétricos. Com a chegada da imagem da santa e o aumento da aglomeração de fiéis, a Avenida João Machado será completamente interditada a partir das 18h.
Os romeiros que utilizarem o transporte público poderão contar com uma frota de mais de **100 ônibus**, que começarão a circular a partir das 4h, saindo da entrada do bairro na PB-008. Caso a demanda aumente, a frota poderá ser reforçada. A partir das 6h do domingo, o serviço de ônibus retornará ao padrão habitual dos domingos.