João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 35.55ºC
IBOVESPA 158457.48
Euro 6,53
Dólar 5,56
Yuan 0,78
Memorial Mestre Sivuca será instalado no Centro Histórico de João Pessoa
23/12/2025 / 13:29
Compartilhe:
Convênio entre UFPB e Governo da Paraíba viabiliza Memorial Mestre Sivuca em João Pessoa – Foto: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Governo do Estado assinaram, nesta segunda-feira (22/12), um convênio para a implantação do Memorial Mestre Sivuca, espaço que vai preservar e divulgar parte do acervo do músico paraibano Sivuca, um dos maiores nomes da música brasileira.

A solenidade ocorreu na Granja do Governador e contou com a presença da reitora da UFPB, Terezinha Domiciano, e do governador João Azevêdo. O memorial será instalado no prédio histórico que abrigou a Fundação José Américo, localizado no Centro de João Pessoa e pertencente ao patrimônio da universidade.

O espaço vai reunir materiais cedidos pela família do artista, como documentos, objetos pessoais e registros da trajetória de Sivuca, que teve reconhecimento internacional por sua contribuição à música nordestina e brasileira.

Para viabilizar o projeto, o Governo da Paraíba vai investir cerca de R$ 1,2 milhão na requalificação do imóvel. Já a UFPB ficará responsável pela cessão do prédio, do acervo, além da oferta de equipamentos e recursos humanos necessários para o funcionamento do memorial.

De acordo com o superintendente de Infraestrutura da UFPB, Antônio Sobrinho Júnior, a expectativa é que as obras tenham início no começo do próximo ano, com prazo de conclusão estimado entre seis e oito meses.

“Sivuca é uma referência internacional, esse espaço será uma conquista para a universidade e para o povo paraibano. Muito nos alegra essa parceria com o Governo da Paraíba, que tem mostrado muito comprometimento com a academia, a cultura e a arte”, afirmou a reitora Terezinha Domiciano.

O governador João Azevêdo ressaltou que o memorial integra um conjunto de ações voltadas à revitalização do Centro Histórico de João Pessoa, com investimentos em equipamentos culturais e incentivos fiscais.

Segundo o secretário de Cultura da Paraíba, Pedro Santos, a iniciativa faz parte da estratégia de transformar a área em um “roteiro de memória” da capital.

Durante o encontro, a reitora e o governador mostraram também interesse em convênios futuros para outros dois prédios históricos pertencentes à universidade: o da Academia Paraibana de Comércio e o da antiga Faculdade de Direito. A expectativa é que os trâmites comecem a ser tratados no próximo ano.

Centro Histórico de João Pessoa vai abrigar Memorial Mestre Sivuca

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp