Um menor de 17 anos foi apreendido pela Polícia Civil da Paraíba suspeito de ter disseminado a informação falsa de que escolas do estado estariam sob ameaça de ataque por parte de facções do Rio Grande do Norte. As investigações que resultaram na identificação do adolescente também contaram com participação do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba (MPPB).
O rapaz foi localizado no município de Nova Floresta, que fica na divisa com o estado do Rio Grande do Norte. Ele foi conduzido para a Delegacia de Crimes Cibernéticos (Decc), em João Pessoa, onde prestará seu relato sobre o caso e deve passar passar por audiência de custódia.
Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, o adolescente estaria agindo a mando do crime organizado. Investigações estão sendo conduzidas para elucidar novos detalhes sobre o caso e identificar outros possíveis envolvidos.
As fake news ganharam repercussão na última semana, em meio a onda de violência registrada em mais de 40 cidades do Rio Grande do Norte. Após a disseminação sobre o falso ataque na Paraíba, as prefeituras paraibanas de Uiraúna e Várzea chegaram a cancelar as aulas da rede municipal. A ameaça, no entanto, foi desmentida à época pelo secretário Jean Nunes.