João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 35.98ºC
IBOVESPA 135162.15
Euro 6.1498
Dólar 5.5521
Peso 0.0058
Yuan 0.7827
Mercado da Saúde: entenda o crescimento deste segmento no Brasil
06/10/2022 / 13:17
Compartilhe:

O investimento no mercado da saúde é cada vez mais valorizado no Brasil. No caso de alimentos e bebidas saudáveis, por exemplo, o Brasil ocupa a 7ª posição no mundo. 

Ao analisar os dados mais a fundo, o segmento aumentou 33% entre 2015 e 2020. A projeção é que até 2025 ocorra um novo salto de 27%. As informações são do Euromonitor Internacional

Mas não para por aí. Existem outras áreas que ajudam no crescimento do mercado da saúde no país.

Leia o conteúdo até o final e descubra o panorama completo desse segmento. 

Acompanhe! 

Por que o mercado da saúde cresceu no Brasil? Conheça 4 motivos! 

Há vários motivos que justificam o crescimento do mercado da saúde. Confira abaixo os pontos de destaque! 

1- Crescimento nos planos de saúde

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no mês de maio de 2022, foram totalizados 49,6 milhões de usuários em planos de assistência médica e 29,6 milhões em planos odontológicos.

“Nos planos médico-hospitalares, em um ano houve crescimento de 1.557.174 beneficiários – o equivalente a 3,14% de aumento em relação a maio de 2021. No comparativo de maio de 2022 com abril de 2022, o crescimento foi de 240.096 usuários”, explicou a agência.”

Essa realidade prova o quanto as pessoas estão buscando mais por cuidados em relação à saúde, sendo um ótimo cenário para investir em 2022 e pelos próximos anos. 

2- Aumento da população idosa 

Em 2021, a população brasileira registrou 212,7 milhões de habitantes, o que representa um crescimento de 7,6%. 

Nessa época, a quantidade de indivíduos com 60 anos ou mais pulou de 11,3% para 14,7% da população. 

Em números totais, essa faixa etária foi de 22,3 milhões para 31,2 milhões, aumentando 39,8% no período. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Com esse novo panorama, a expectativa é que a busca por assistência e cuidados médicos cresça ainda mais entre a população idosa, gerando assim, mais oportunidades para as franquias para a área da saúde.

3- Buscar por mais saúde 

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e bem estar, especialmente após a pandemia causada pelo novo coronavírus. 

O presidente da Associação Nacional das Administradoras de Benefício (Anab), Alessandro Acayaba de Toledo, explica melhor esse cenário. 

“Nunca o brasileiro esteve tão preocupado com a saúde como hoje. A pandemia potencializou esse cuidado e a instabilidade econômica é uma ameaça para a manutenção do plano, especialmente entre os beneficiários com menor poder aquisitivo”. 

O mercado tem dado resposta com o lançamento de produtos a preços mais atrativos e até sugerindo a portabilidade de carências. 

É fundamental que o consumidor tenha conhecimento dos direitos para tomar as melhores escolhas para sua saúde, inclusive a financeira”, destaca em entrevista à Agência Brasil

E, dentre as opções de investimentos na área da saúde, encontram-se as franquias. 

O empreendedor que opta por esse modelo de negócio terá o respaldo de uma marca conhecida no mercado de saúde, o que garante um diferencial competitivo no mercado. 

Além disso, terá acesso a um suporte completo. 

Funciona assim: antes da inauguração da unidade, ocorrem treinamentos com os empreendedores e funcionários para que eles aprendam e tirem todas as suas dúvidas sobre esse modelo de negócio. 

E, após a abertura da empresa, o franqueado tem acesso a várias orientações para melhorar a operação, vendas e treinamento ao cliente.  

Portanto, antes de tirar a sua ideia do papel, analise todas as possibilidades e inclua a franquia neste momento. Dessa forma, tomará uma decisão mais assertiva para os seus objetivos.