O investimento no mercado da saúde é cada vez mais valorizado no Brasil. No caso de alimentos e bebidas saudáveis, por exemplo, o Brasil ocupa a 7ª posição no mundo.
Ao analisar os dados mais a fundo, o segmento aumentou 33% entre 2015 e 2020. A projeção é que até 2025 ocorra um novo salto de 27%. As informações são do Euromonitor Internacional.
Mas não para por aí. Existem outras áreas que ajudam no crescimento do mercado da saúde no país.
Leia o conteúdo até o final e descubra o panorama completo desse segmento.
Acompanhe!
Há vários motivos que justificam o crescimento do mercado da saúde. Confira abaixo os pontos de destaque!
De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no mês de maio de 2022, foram totalizados 49,6 milhões de usuários em planos de assistência médica e 29,6 milhões em planos odontológicos.
“Nos planos médico-hospitalares, em um ano houve crescimento de 1.557.174 beneficiários – o equivalente a 3,14% de aumento em relação a maio de 2021. No comparativo de maio de 2022 com abril de 2022, o crescimento foi de 240.096 usuários”, explicou a agência.”
Essa realidade prova o quanto as pessoas estão buscando mais por cuidados em relação à saúde, sendo um ótimo cenário para investir em 2022 e pelos próximos anos.
Em 2021, a população brasileira registrou 212,7 milhões de habitantes, o que representa um crescimento de 7,6%.
Nessa época, a quantidade de indivíduos com 60 anos ou mais pulou de 11,3% para 14,7% da população.
Em números totais, essa faixa etária foi de 22,3 milhões para 31,2 milhões, aumentando 39,8% no período. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com esse novo panorama, a expectativa é que a busca por assistência e cuidados médicos cresça ainda mais entre a população idosa, gerando assim, mais oportunidades para as franquias para a área da saúde.
As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e bem estar, especialmente após a pandemia causada pelo novo coronavírus.
O presidente da Associação Nacional das Administradoras de Benefício (Anab), Alessandro Acayaba de Toledo, explica melhor esse cenário.
“Nunca o brasileiro esteve tão preocupado com a saúde como hoje. A pandemia potencializou esse cuidado e a instabilidade econômica é uma ameaça para a manutenção do plano, especialmente entre os beneficiários com menor poder aquisitivo”.
O mercado tem dado resposta com o lançamento de produtos a preços mais atrativos e até sugerindo a portabilidade de carências.
É fundamental que o consumidor tenha conhecimento dos direitos para tomar as melhores escolhas para sua saúde, inclusive a financeira”, destaca em entrevista à Agência Brasil.
E, dentre as opções de investimentos na área da saúde, encontram-se as franquias.
O empreendedor que opta por esse modelo de negócio terá o respaldo de uma marca conhecida no mercado de saúde, o que garante um diferencial competitivo no mercado.
Além disso, terá acesso a um suporte completo.
Funciona assim: antes da inauguração da unidade, ocorrem treinamentos com os empreendedores e funcionários para que eles aprendam e tirem todas as suas dúvidas sobre esse modelo de negócio.
E, após a abertura da empresa, o franqueado tem acesso a várias orientações para melhorar a operação, vendas e treinamento ao cliente.
Portanto, antes de tirar a sua ideia do papel, analise todas as possibilidades e inclua a franquia neste momento. Dessa forma, tomará uma decisão mais assertiva para os seus objetivos.