João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 22.05ºC
IBOVESPA 126526.27
Euro 5.4702
Dólar 5.1151
Peso 0.0059
Yuan 0.706
Mestranda em violoncelo da UFPB é premiada em concurso musical na Itália
12/07/2021 / 16:27
Compartilhe:

A discente Isabelle Azevedo, mestranda em violoncelo no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba, obteve o primeiro prêmio na categoria Música de Câmara no International Classic Web Competition 2021, competição internacional de música clássica promovida pela Associazione Musicale Dionisio, da cidade de Savona, na Itália. O evento aconteceu de forma remota.

Isabelle Azevedo se apresentou em duo camerístico de violoncelo e piano ao lado do pianista paraibano Glauco Tassio Fernandes, interpretando um repertório dedicado a Ludwig van Beethoven.

A jovem é discente do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB, na subárea de Práticas Interpretativas, onde recebe orientação artístico-acadêmica do prof. Felipe Avellar de Aquino. No PPGM, Isabelle desenvolve pesquisa sobre a obra do compositor brasileiro José Vieira Brandão.

Glauco Tassio Fernandes é egresso do bacharelado em Música da UFPB e leciona na Escola de Música Anthenor Navarro. Seguindo os parâmetros estabelecidos pela CAPES, a atuação artística faz parte dos trabalhos desenvolvidos na área de Práticas Interpretativas dos Programas de Pós-Graduação na área de artes-música.

A segunda edição do International Classic Web Competition foi realizada entre os dias 25 de junho e 7 de julho, dividido nas categorias piano, violino, canto e música de câmara (de duo a quintetos) e contou com membros do júri da cidade de Gênova, incluindo instrumentistas do Teatro Carlo Felice e do Conservatório Nicolo Paganini.

Dentre os membros do júri estavam Roberto Mingarini (presidente), Cinzia Bartoli, Roberto Sechi, Claudio Ottino e Susanna Bongiovanni.

O evento tem o objetivo de oferecer visibilidade a jovens musicistas, notadamente durante este momento de pandemia e dificuldades de realização plena das atividades artístico-culturais. O concurso contou com participantes italianos e de outros países e já faz parte do calendário artístico da região da Ligúria, na Itália.