A quarta-feira (15.02) de fogo em João Pessoa é marcada pelo tradicional desfile do Muriçocas do Miramar, o segundo maior bloco de pré-carnaval de arrasto no país. Nesta edição 2023, a festa traz para a Avenida Epitácio Pessoa as apresentações de Elba Ramalho, DJ Alok, Ramon Schnayder, Renata Arruda e Mestre Fuba, um dos idealizadores do evento, criado há 37 anos.
Em entrevista ao repórter do programa F5, Fábio Augusto, Mestre Fuba destacou a expectativa para o bloco, que retorna ao calendário carnavalesco da capital após dois anos de pausa devido à pandemia. Para Fuba, mais do que um bloco de carnaval, o Muriçocas do Miramar representa um movimento cultural popular da cidade.
“Eu acho que esse carnaval tem esse diferencial de reaproximar as pessoas após um quadro que a gente passou aí durante dois anos praticamente isolados, e agora tá voltando com essa alegria. Eu tenho certeza que a festa vai ser maravilhosa por conta disso também […] O tema desse ano é exatamente a vida, nós somos sobreviventes, a gente perdeu muitas pessoas queridas, então é uma retomada que tem um sabor especial, um diferencial grande, a retomada da essência mesmo da própria vida”, reflete Fuba.
O produtor cultural conta que, além dos shows, o Muriçocas também trará grupos de cultura popular, ala ursas, orquestras de frevo e um grupo de maracatu de Pedras de Fogo. Uma equipe de 37 artistas plásticos produziu os estandartes que desfilarão no evento.
“Vamos trazer o maracatu de Pedras de Fogo, numa parceria com a prefeitura de Pedras de Fogo, e que foi um dos primeiros maracatus rurais do Nordeste. Então vai ter aquela plasticidade dos capacetes, das mantas coloridas, dos caboclos, tudo isso faz parte desse contexto de a gente tá fortalecendo a cultura popular, não é só apenas um bloco de carnaval”, explica Fuba.
A concentração está marcada para às 20h, na Praça das Muriçocas. De lá, os trios e alas partem em direção à orla.