João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 25.46ºC
IBOVESPA 125970.46
Euro 5.9916
Dólar 5.8066
Peso 0.0055
Yuan 0.8066
Meta anuncia demissão de 5% de seu quadro de funcionários com ‘desempenho inferior’
15/01/2025 / 13:31
Compartilhe:
Conglomerado californiano confirmou à AFP a decisão de seu CEO, Mark Zuckerberg, de demitir 5% do pessoal – Foto: Reuters

A Meta, empresa controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou planos para demitir aproximadamente 5% de sua força de trabalho global, o que equivale a cerca de 3.600 funcionários. Essas demissões serão direcionadas aos colaboradores considerados de “menor desempenho”, conforme comunicado interno do CEO Mark Zuckerberg.

Zuckerberg enfatizou a necessidade de “elevar o nível de gestão de desempenho” e acelerar a remoção de funcionários com performance abaixo do esperado. A intenção é contratar novos profissionais para essas funções ainda este ano.

Além das demissões, a Meta implementou mudanças significativas em suas políticas internas. A empresa encerrou seu programa de verificação de fatos, responsável por combater a desinformação nas plataformas, e flexibilizou as regras de moderação de conteúdo no Facebook e Instagram. Agora, publicações que anteriormente seriam removidas por violar políticas de discurso de ódio podem permanecer nas plataformas. Especialistas alertam que o fim da moderação de conteúdo pode impulsionar a disseminação de desinformação e influenciar outras redes sociais.

A Meta também descontinuou iniciativas voltadas à diversidade, equidade e inclusão (DEI). Em um memorando interno, a empresa anunciou o cancelamento de programas de DEI e a dissolução da equipe dedicada a essas políticas. A vice-presidente de recursos humanos, Janelle Gale, afirmou que “o cenário legal e político em torno dos esforços de diversidade, equidade e inclusão nos Estados Unidos está mudando”.