A metodologia do Movimento Abraçar foi apresentada pelo professor Carlos Andriani, idealizador do projeto, que participou de forma remota da reunião.
Na manhã desta quinta-feira (25), prefeitos e secretários municipais de educação do Litoral Norte da Paraíba se reuniram no auditório da Miriri Alimentos e Bioenergia, na zona rural de Santa Rita. O objetivo do encontro era conhecer a metodologia de educação infantil do “Movimento Abraçar”, criado pelo professor Carlos Andriani.
Essa metodologia pedagógica, baseada em valores humanos, é direcionada para crianças de zero a sete anos. Ela é aplicada na educação infantil porque, segundo o idealizador, é nessa fase que acontece a formação do caráter. Com o devido acolhimento e trabalhando valores, as crianças se tornam mais calmas e solidárias. Dessa forma, se tornam adultos com qualidades positivas que contribuem para uma sociedade melhor.
A metodologia do Movimento Abraçar foi apresentada pelo próprio professor Carlos Andriani, que participou de forma remota da reunião. De acordo com o educador, “o Movimento Abraçar é usado como um complemento ao projeto pedagógico dos municípios”.
Como as prefeituras são responsáveis por coordenar a educação infantil, é necessário o interesse dos municípios para que a pedagogia faça parte do cotidiano das creches e escolas da rede municipal.
“Qual o propósito de cada um de nós nessa existência? Faz sentido viver só pelo pão, para as coisas materiais? Basta refletir um pouco para ver que não faz nenhum sentido. Qual o papel da pessoa inteligente, que tem sentimentos? A oportunidade está aí. Espero que a semente esteja em solo fértil e que as crianças, adultos futuros, sejam frutos desse esforço coletivo do Movimento Abraçar e que possamos deixar um mundo melhor para todos”, disse Carlos Andriani.
O município de Rio Tinto, na região metropolitana de João Pessoa, é a primeira cidade a participar da formação da metodologia.
O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, organizará um encontro com os prefeitos paraibanos para apresentar o Movimento Abraçar, no objetivo de que mais gestores tenham conhecimento do projeto.
Estiveram presencialmente na reunião as prefeitas de Mamanguape, Maria Eunice; de Pedro Régis, Michele Ribeiro; de Itapororoca, Elissandra Brito; além do prefeito de Capim, Thiago Lisboa.
Na Paraíba, a Miriri é mantenedora da escola municipal Santa Emília, que funciona nas imediações da usina, na zona rural de Santa Rita. A escola utiliza a metodologia do Movimento Abraçar.
A diretora do educandário, Elisama Correia, relatou como as crianças e o ambiente escolar melhoraram após a adoção da pedagogia.
“A metodologia é simples e fácil de ser aplicada. Hoje, a escola é uma paz, até o relacionamento entre as professoras melhorou. Ninguém sofre bullying, não há violência, as crianças são calmas e demonstram empatia pelos colegas e funcionários”, disse a gestora.
O diretor-presidente da Miriri, Gilvan Celso Cavalcanti de Morais, destacou que a empresa está à disposição para ajudar os prefeitos interessados. “Estamos disponíveis a qualquer momento, para o que for necessário, para ajudar no treinamento das pessoas e disponibilizar todo o material. Contem com a Miriri, essa é uma grande contribuição que podemos fazer para ajudar no desenvolvimento da sociedade”, afirmou Morais.
Duas acionistas da Miriri, Ivanilda e Ivanise Cavalcanti de Morais, que também estavam presentes na reunião, endossaram fortemente o Movimento Abraçar. Ivanise, inclusive, visita com frequência a escola para abraçar os pequenos.
O presidente-executivo do Sindalcool-PB, Edmundo Barbosa, destacou como a implementação do Movimento Abraçar pode transformar a região a médio e longo prazo.
“Para nós da indústria do etanol e da bioenergia, a equidade gera prosperidade, ou seja, o livre acesso à educação desde a infância é um direito, uma prioridade para as políticas públicas de superação do analfabetismo. A amorosidade, a verdade, a integridade, são princípios do Movimento Abraçar que defendemos para o desenvolvimento humano da região e do estado. A educação infantil é a base para melhores indicadores na educação. Nos últimos anos, dobrou o percentual de crianças com dificuldades de leitura. Olhando para os próximos vinte anos, o investimento nessa metodologia permitirá mais empregos e as empresas se tornarão mais intensivas em conhecimento. A sociedade local poderá valorizar mais a cultura da paz. Com isto, quero dizer ainda que foi emocionante esse encontro na Miriri com os Prefeitos e pessoal técnico da educação nos municípios do Vale do Mamanguape. Estamos prontos para colaborar com a formação de multiplicadores para a educação infantil”, declarou Barbosa.
No Ceará, o grupo empresarial Sítio Barreiras, do empresário Pedro Régis, é o mantenedor desta metodologia nas escolas cearenses. Régis e Cristiane Martinazzo, que também atua no grupo, participaram da reunião de forma virtual e deram depoimentos de como a metodologia se mostrou eficiente nesse estado.