RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) – Na última terça-feira (6), a Microsoft disponibilizou a seus clientes atualizações para corrigir uma falha de segurança que, segundo o Centro de Resposta de Segurança da companhia, expõe todas as versões do Windows.
A vulnerabilidade, que está sendo chamada de PrintNightmare, está no serviço “spooler de impressão”, ferramenta que gerencia dados e informações que estão indo para a impressora.
A insegurança foi revelada acidentalmente por pesquisadores da consultoria Sangfor, da China, segundo o site The Verge, que veiculou reportagem sobre a falha na última sexta-feira (2). Os especialistas tornaram público um código teste que explora eventuais vulnerabilidades do sistema operacional. O código foi apagado, mas não antes de ser copiado por outros usuários.
Se exitoso, um hacker poderia “ver, mudar ou deletar dados, além de criar novas contas com todos os direitos do usuário”, diz o Centro de Resposta da Microsoft.
A recomendação da empresa é que as instalações sejam feitas imediatamente. Se não for possível, desinstalar o programa de Spooler de impressão (ou Print Spooler) pode ser efetivo -nesse caso, impressoras ficam indisponíveis.