João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 27.9ºC
Patos 35.37ºC
IBOVESPA 131644.89
Euro 6.1192
Dólar 5.494
Peso 0.0057
Yuan 0.7789
Mídia Nacional destaca prefeito paraibano que declarou “infelicidade” ter autistas na familia
10/07/2024 / 18:02
Compartilhe:

A mídia nacional destacou a declaração do prefeito da cidade de Pombal, Dr. Verissinho (Republicanos), que afirmou ser uma “infelicidade” ter filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A declaração, que ocorreu durante coletiva de imprensa, viralizou nas redes sociais e rendeu reações negativas.

“Ajudando as pessoas que têm a infelicidade de terem filho com transtorno a procurarem as escola do município, os neuropediatras de Sousa estão orientando os pais e mães de Pombal para procurarem a escola do município porque tem cuidador, tem psicopedagogo…”, disse, ao justificar o aumento nas contratações do município.

VEJA MAIS:
+ Servidora sai em defesa do prefeito de Pombal e tem áudio vazado: “Que Deus me perdoe, um menino autista é um menino doido”

Dr. Verissinho, na ocasião, ainda afirmou que muitos pais que “têm filhos com transtorno” estão tirando as crianças de escolas particulares e as transferindo para estabelecimentos de ensino do município.

A declaração ocorreu durante coletiva de imprensa, no momento em que o gestor respondia sobre a realização de concurso público no município.

O Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB) repudiou a fala, em nota publicada nas redes sociais. “Tal fala é profundamente ofensiva, capacitista e demonstra um total desconhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, frisou.

“Declarações como a do Prefeito Dr. Verissinho reforçam estigmas e preconceitos que lutamos diariamente para combater. Essas falas vão de encontro aos princípios da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Lei nº 12.764/2012 (Lei Berenice Piana), que asseguram a dignidade, igualdade e inclusão das pessoas com deficiência”, destacou o movimento.

*Com informações do Metrópoles