O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou na segunda-feira (22), que o governo registrou seu terceiro superávit mensal consecutivo. Em pronunciamento à nação, o presidente disse que o excedente fiscal financeiro foi de cerca de 275 bilhões de pesos em março.
Durante sua fala, Milei afirmou que o resultado alcançado representa 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do país no período, sendo o primeiro superavit trimestral desde 2008.
“Um marco que deve deixar todos nós orgulhosos como país, em particular, dada a herança que herdamos. […] O excedente fiscal, que parece simplesmente uma definição técnica, que não faz diferença na vida dos argentinos não é, nem mais e nem menos, do que o único ponto de partida para terminar de uma vez com o inferno inflacionário que vive a Argentina”, disse Milei.
O dado vem na esteira da desaceleração da inflação registrada em março. No mês passado, a inflação argentina caiu para 11%, ante alta de 13,2% em fevereiro. O terceiro mês seguido de queda após a variação mensal ter alcançado 25,5% em dezembro.
Nos últimos 12 meses, porém, o indicador manteve trajetória de alta e bateu 287,9%, o maior valor em décadas.
Informação da CNN