Para aqueles que começam a se aventurar no mundo da culinária, ou simplesmente querem enriquecer seus conhecimentos na área, vale a pena saber quais são os diferentes tipos de facas de cozinha disponíveis para uso.
Sim, a faca, por mais que seja um instrumento simples cuja principal função é cortar, existe em diversos modelos e categorias, onde cada uma é específica para determinado corte.
Mesmo que a função seja a mesma, cada material tem sua própria estrutura, cada prato pede por um corte distinto, e até mesmo a resistência do alimento pode definir o tipo de faca ideal. Por isso, conhecer todos esses modelos é o melhor caminho para ter uma cozinha completa. Veja mais a seguir!
Existem determinados tipos de facas que não podem faltar em sua cozinha! Essas facas foram criadas e, com o tempo, especializadas para atender cortes específicos e garantir a melhor experiência para o cozinheiro e o alimento.
Saber reconhecer entre cada um desses modelos é a melhor forma de garantir todas para sua casa. Por isso, confira essa seleção de facas de alta qualidade para você ter cortes mais precisos e uma experiência na cozinha incrível!
Tenha em mente que a criação desses tipos de facas de cozinha não foi arbitrária e nem criada por um cozinheiro específico, mas é o resultado de anos de tradição, cozinha e culinária. Esses talheres foram se adaptando para oferecer o melhor tratamento possível para o preparo dos seus alimentos e por isso é fundamental conhecer todos os modelos. Confira:
A faca do chef é um modelo bastante interessante, pois ela é versátil e serve para várias aplicações. No geral, trata-se de lâminas grossas, mas não muito grandes, que podem picar, cortar e fazer ótimos filés. A precisão é um dos grandes pontos fortes desta faca, algo que é otimizado por seu cabo e lâmina curta.
Em suas versões menores, a faca do chef tem aproximadamente 15 cm, já as maiores contam com até 20 cm. Costumam ser razoavelmente retas, com apenas uma curvatura próxima à ponta onde a lâmina se afina em cima e embaixo.
A faca para carne costuma ter um tamanho parecido com a faca do chef, porém sua principal diferença é ser ainda mais reta, ter uma ponta ainda mais fina e ser encontrada apenas em suas versões menores. Seu tamanho é de aproximadamente 15 cm e ela é ótima para filetar, desfiar e cortar.
É comum encontrar esse tipo de faca chamada de “faca para churrasco” e também há kits menores com mais variação. Algumas facas para carne se destacam pelo seu tamanho diminuto, de até 10 cm, especiais para desfiar.
A faca japonesa Santoku é um dos tipos de facas de cozinha mais versáteis, assim como a do chef. Na verdade, com frequência a Santoku é comparada com a do chef, principalmente por conta da sua variedade de aplicações. Ela é ótima para picar, cortar, filetar e fatiar, em especial quando utilizada em legumes e até frutas.
Porém, ela tem diferenças bem claras com a do chef, a começar pelo seu formato que é mais reto sem as ondulações presentes na outra. Sua lâmina costuma se afunilar em apenas uma de suas extremidades, o que concede mais firmeza em certos cortes.
Este é um tipo de faca específico para desossar. Seu formato é característico, muito fino, com uma leve curvatura no meio para garantir uma maior penetração e movimentação da lâmina dentro da carne. O principal papel desta faca é entrar entre a carne e o osso, e realizar os movimentos que separam um do outro sem desperdício de proteína.
Por isso, seu formato é tão curioso, até mesmo sua curvatura permite que o movimento de desossa seja ainda mais eficiente. É possível encontrar esta faca em tamanhos e modelos diferentes, porém seu tamanho médio está entre um dos mais apreciados.
A faca de pão é um dos tipos de facas de cozinha mais conhecidos que existem, seu formato é serrilhado, com dentes pontudos e com uma ponta pronunciada. O que não é por acaso, esta estrutura garante que a faca consiga cortar uma casca dura sem estragar o miolo macio do pão.
Esta faca também é ótima para cortar certos tipos de bolo, pois garante um corte fino, e massas diferentes como tortas também são excelentes para serem cortadas por ela. No geral, ela é encontrada em tamanho grande, porém é possível encontrá-la em peças menores.
As facas para frutas costumam ser bem pequeninas e, no geral, conservam um formato curvo que facilita não só o corte de pequenos pedaços de frutas, mas também o ato de descascá-las. Esta faca é pensada para que a pessoa a utilize na mão enquanto consegue comer a fruta sem problemas.
Seu objetivo é conduzir cortes precisos e pequenos para que as frutas consigam ser descascadas de maneira prática e sem muito esforço. Como comentamos, também é ótima para tirar pequenos pedaços da fruta enquanto se come.
Um estilo de faca muito parecido com a faca de desossar é a fileteira e sua semelhança não é somente pela estética, pois esta faca também serve para cortes bem precisos e no interior da carne. A faca fileteira é feita para tirar filés de peixe e também serve para desossar certos pescados maiores.
Esta faca é pequena justamente porque este tipo de filé costuma ser mais sensível, demandar mais precisão e cortes mais delicados. A faca fileteira é encontrada em tamanho pequeno para médio e é sempre muito fina e afiada, uma faca que exige razoável domínio.
Um assunto importante para todos os tipos de facas de cozinha é o material de sua lâmina, que deve ser resistente, ter a possibilidade de ser afiada e durável. Afinal, a lâmina será utilizada várias vezes, lavada, secada e daí por diante, então não é qualquer material que pode sofrer esses processos sem se desgastar.
No geral, existem pelo menos três matérias-primas que se encaixam exatamente neste perfil e, portanto, são as mais tradicionais para a formação das lâminas. Claro que cada um tem suas características, mas no geral esses materiais são:
O aço carbono é muito durável, pode oxidar ou enferrujar, mas ainda assim não é comum que aconteça. Ele retém bem o fio e pode ser afiado diversas vezes. Seu diferencial e desvantagem em relação ao aço inoxidável é seu brilho. O material inoxidável não é tão resistente e durável, mas é muito bonito e mantém o brilho por anos.
Já as facas de cerâmicas são extremamente resistentes, ainda mais afiadas que as de aço e muito duráveis. Mas tem dois pontos fracos: não apresentam brilho e podem ser muito pesadas, há muitos cozinheiros que não se acostumam com seu peso.
Ainda há outros tipos de facas de cozinha, mas estas são ainda mais específicas e com funcionalidades limitadas. Essas facas não costumam estar no catálogo de facas essenciais, mas podem contribuir bastante para o enriquecimento do seu jogo de talher.
São várias facas que atendem essas características e raramente uma cozinha irá utilizar ou sequer terá possibilidade de usar todas elas. Mas a título de conhecimento, e para você poder garantir a que mais tem a ver com seu estilo, essas facas são:
Veja quantos tipos de facas de cozinha que existem! Realmente é um universo completo, onde cada talher tem uma função específica dentro do preparo dos alimentos. Se você deseja se tornar um bom cozinheiro, é melhor decorar todas.
Entre as facas essenciais e os outros tipos que também são úteis, escolha as que fazem mais sentido para sua cozinha e enriqueça seu arsenal de facas. Não deixe de adquirir as melhores para sua casa e ter um conjunto completo das melhores facas em suas mãos! Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!