A iniciativa partiu do diretor-geral do MP-Procon e do Nudetor, promotor de Justiça Romualdo Tadeu de Araújo Dias, que levou em consideração o clima de hostilidade entre as agremiações, como observado pelas forças de segurança, colocando em risco a integridade dos torcedores.
A recomendação baseia-se em relatos recebidos pelo MP-Procon e pelo Nudetor, referentes ao confronto entre as torcidas organizadas do Botafogo da Paraíba e a polícia militar durante a partida ocorrida em 13 de março, no estádio “Almeidão” em João Pessoa. Incidentes dessa natureza evidenciam riscos desnecessários à segurança dos torcedores, inclusive com a notícia de apreensão de explosivos.
Diante da possibilidade de ocorrência de eventos semelhantes no jogo desta quinta-feira, a recomendação destaca a concordância da Polícia Militar da Paraíba com a solicitação do Treze Futebol Clube para a realização da partida com torcida única do time mandante.
O Ministério Público da Paraíba também determinou que a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária Federal sejam notificados sobre a recomendação, visando à implementação das medidas necessárias para garantir a segurança dos torcedores durante o evento esportivo.