João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 27.6ºC
IBOVESPA 126526.27
Euro 5.4702
Dólar 5.1151
Peso 0.0059
Yuan 0.706
Ministra Marina Silva diz que países ricos devem liderar processo para abandonar uso do petróleo
09/12/2023 / 09:31
Compartilhe:

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pediu que os países desenvolvidos assumam a liderança num processo global para abandonar o uso do petróleo e outros combustíveis fósseis. Marina discursou na manhã deste sábado (9) na plenária da COP28, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Ela disse ainda que o sucesso da COP30, que será realizada em Belém do Pará em 2025, depende dos resultados do encontro em andamento em Dubai.

“Se por um lado é clara a necessidade de que todos os países coloquem o pé no acelerador das energias renováveis, por outro, precisamos fazer inadiável e simultâneo esforço de países produtores e consumidores para tirar o pé do acelerador das energias fósseis. O esforço é de todos, mas os países desenvolvidos devem liderar este processo de desaceleração”, disse ela.

O discurso de Marina faz parte dos esforços de negociação do governo brasileiro, que defende que os países ricos sejam os primeiros a cortar a produção e consumo do petróleo.

Segundo a lógica dos negociadores brasileiros e de outros países que defendem a mesma posição, as nações ricas foram as que historicamente mais emitiram gases do efeito estufa. Além disso, os ricos detém recursos e tecnologias que permitiram uma transição mais rápida para outras fontes de energia limpa.

F5online com CNN