O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o paraibano Benedito Guimarães Aguiar Neto foi exonerado pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, nesta segunda-feira (12). Antes de assumir a Capes, Aguiar foi reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie,
O afastamento não foi justificado pelo ministro que disse que o cargo tem um perfil técnico e acadêmico e que em breve outro nome será divulgado para ocupá-lo.
A Capes avalia os cursos de pós-graduação, divulga informações científicas, promove cooperação internacional e atua na formação de professores da educação básica.
O ex-presidente da Capes, Benedito Aguiar Neto, é defensor do criacionismo e a nomeação dele deixou, segundo a revista acadêmica “Science”, os cientistas brasileiros preocupados sobre a interferência da religião na ciência e na política educacional.
Quando reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, ele promoveu eventos para defender a teoria criacionista, refutada pela comunidade científica.