O apagão que atingiu brasileiros na manhã desta terça-feira (15) foi registrado no Distrito Federal e em pelo menos 25 estados. Roraima foi o único no país que não foi afetado pela perda de energia elétrica.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste também foram afetados.
“A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas”, afirma nota divulgada pelo MME. O ministro Alexandre Silveira determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, “bem como determinou a apuração das causas do incidente”.
Silveira também decidiu antecipar seu retorno ao Brasil. Ele tinha viajado ao Paraguai com o presidente Lula (PT) para presenciar a posse do presidente eleito, Santiago Peña.
Determinei a criação imediata de uma sala de situação para acompanhar o processo de retomada, bem como apurar as causas do incidente. https://t.co/EUnwCpsaiY
— Alexandre Silveira (@asilveiramg) August 15, 2023
Até às 10h22, foram recompostos 27% da carga da região Norte e 68% da região Nordeste, segundo o Ministério de Minas e Energia.
Na Paraíba, a concessionária de energia elétrica Energisa informou que aproximadamente 30% dos clientes foram afetados, em 113 municípios. “O fornecimento de energia já foi completamente restabelecido no estado. As causas serão apuradas e esclarecidas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS)”.
A Energisa esclarece que um evento no Sistema Interligado Nacional interrompeu, por proteção, o suprimento de energia para várias estados do país, incluindo a Paraíba. O fornecimento de energia já foi completamente restabelecido no estado. As causas serão apuradas e esclarecidas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).
Foram 113 munícipios, aproximadamente de 30% dos clientes afetados. O fornecimento foi completamente reestabelecido em cerca de 15 minutos.