João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 35.55ºC
IBOVESPA 158457.48
Euro 6,53
Dólar 5,56
Yuan 0,78
facebook link instagram link twitter link youtube link
f5online logo
Cotidiano Política Economia Esportes Saúde Carreira & Emprego Entretenimento Mundo Tecnologia Tábua de Marés Editais
Cidades
Minoxidil, finasterida ou dutasterida? Estudo compara eficácia das drogas contra a queda de cabelo em homens
08/02/2022 / 21:13
Compartilhe:

Pesquisadores do Centro Mediprobe Research e da Escola de Medicina da Universidade de Toronto, ambos no Canadá, fizeram um meta-análise com 23 estudos para avaliar e classificar a eficácia de três remédios contra a queda de cabelo em homens. A revisão sobre as opções de tratamento não cirúrgicas para a calvície foi publicada na prestigiada revista científica Jama Dermatology, no início deste mês.

A alopecia androgenética é mais comum nos homens porque uma de suas causas está relacionada ao hormônio sexual masculino: a testosterona. A outra razão é a hereditariedade. Esses dois fatores atrofiam os folículos capilares e aceleram a queda definitiva do cabelo.

Ainda não havia um trabalho mais aprofundado comparando a eficácia de remédios para alopecia androgenética nos homens. Os cientistas analisaram os resultados do uso de várias dosagens dos três medicamentos orais e tópicos — minoxidil, dutasterida e finasterida — por dois a quatro meses.

Após comparar as publicações, os pesquisadores elencaram os melhores os melhores resultados. Eles descobriram que tomar 0,5 miligramas de dutasterida oral por dia teve a maior probabilidade de reduzir a perda de cabelo nos homens. A dutasterida é um remédio indicado para o tratamento de hiperplasia prostática benigna (HPB), que é o crescimento benigno da próstata. Em sua bula aprovada pela Anvisa, o medicamento tem indicação para tratamento da calvície no Brasil.

A dutasterida tem efeitos colaterais mais graves do que os outros remédios analisados pelos cientistas, incluindo a perda do desejo sexual e a da capacidade de obter e manter uma ereção.

Tomar 5 miligramas por dia de finasterida oral foi o segundo tratamento com maior eficácia, segundo o estudo. A finasterida é um medicamento da mesma família química da dutasterida, também usado para tratar o aumento da próstata. De acordo com a bula que consta no site da Anvisa, este remédio é aprovado no Brasil para uso contra a queda de cabelo masculina, mas numa dosagem de apenas 1 miligrama, menor que analisada no estudo. A dosagem de 5 miligramas é apenas para tratar a HPB.

A finasterida também produziu o maior aumento na contagem total de cabelos em 48 semanas. Uma contagem total de cabelo é exatamente o que parece — uma contagem de todos os diferentes tipos de cabelo em uma cabeça, incluindo cabelos mais finos ou tipo “penugem de pêssego”.
O terceiro tratamento mais bem sucedido para a calvície masculina foi uma pílula contendo 5 miligramas de minoxidil oral. Essa pílula produziu o maior aumento na contagem de pêlos terminais no final de dois meses, muito mais forte do que a dose mais baixa. Os cabelos “terminais” são os cabelos mais maduros da cabeça (em comparação com os novos e finos cabelos do bebê) e são mais propensos a criar aquele efeito de “cabelo cheio”.

No Brasil, o minoxidil é liberado pela Anvisa para uso no tratamento contra a calvície. Diferentemente do que foi analisado no estudo, a medicação no nosso país tem formulação tópica, com 5% do composto em cada mL do produto, o que equivale a 50mg/mL. Aplica-se o produto duas vezes ao dia (1mL em cada aplicação), na região onde pretende-se recuperar o cabelo.

O Globo

continue lendo
2 A 0
Flamengo vence o Pyramids e garante vaga na final da Copa Intercontinental
CONFUSÃO
Visita de Messi a estádio na Índia termina em confusão e revolta de torcedores
NOVIDADE
Brasil se prepara para primeiro voo comercial de foguete
HONRARIA
Efraim recebe título de cidadão pirpiritubense e reforça compromisso com o município
Festival Gastronômico do Caranguejo começa com corrida, cultura, shows e muito mais, neste sábado (12); veja programação
EVENTO
PRIMA encerra ano com concerto de Chico César no Teatro Pedra do Reino
OPORTUNIDADES
Colégio da Polícia Militar da Paraíba abre mais 411 vagas para 2026; veja como se inscrever
IMUNIZAÇÃO
Paraíba realiza último “Dia D” de multivacinação de 2025 com 663 pontos de atendimento; veja locais
NO COLINAS
Jovem é retirado de casa e executado com mais de 50 tiros em João Pessoa
ATENÇÃO
Veja onde não tomar banho de mar na Paraíba
Editorias
  • Cotidiano
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Saúde
  • Carreira & Emprego
  • Entretenimento
  • Mundo
  • Tecnologia
Sobre O Portal F5 online é um veículo jornalístico profissional, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdo relevante e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira honesta. Redação redacao@f5online.com.br Comercial alessandratorresdantas@gmail.com Telefones

Editora-chefe : Alessandra Torres 83 9 8854 0022

Comercial : Alessandra Torres 83 9 8854 0022

Nossas Redes
facebook link instagram link twitter link youtube link
Termos de Uso Política de Privacidade
Copyright © 2020-25. Todos direitos reservados.
logo
  • Cotidiano
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Saúde
  • Carreira & Emprego
  • Entretenimento
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Tábua de Marés
  • Editais