João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 21.4ºC
IBOVESPA 133122.67
Euro 6.0522
Dólar 5.425
Peso 0.0056
Yuan 0.7692
Minuta para reverter resultado da eleição é apreendida na casa de ex-ministro da Justiça
13/01/2023 / 06:51
Compartilhe:

A Polícia Federal encontrou na residência de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça, uma minuta (proposta) de decreto para o então presidente Jair Bolsonaro (PL) instaurar estado de defesa na sede do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O objetivo, segundo o texto, era reverter o resultado da eleição, em que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu vencedor. Tal medida seria inconstitucional.

O documento de três páginas, feito em computador, foi encontrado no armário do ex-ministro durante busca e apreensão realizada na última terça-feira (10). A PF vai investigar as circunstâncias da elaboração da proposta.

O material tem indicação de ter sido feito após a realização das eleições e teria objetivo de apurar abuso de poder, suspeição e medidas ilegais adotadas pela presidência do TSE antes, durante e depois do processo. De acordo com pessoas familiarizadas com o caso, o documento cita o restabelecimento imediato da lisura e correção da eleição de 2022.]

“No cargo de ministro da Justiça, nos deparamos com audiências, sugestões e propostas dos mais diversos tipos. Cabe a quem ocupa tal posição o discernimento de entender o que efetivamente contribui para o Brasil. Havia em minha casa uma pilha de documentos para descarte, onde muito provavelmente o material descrito na reportagem foi encontrado. Tudo seria levado para ser triturado oportunamente no MJSP [Ministério de Justiça e Segurança Pública]”, escreveu Torres no Twitter.

O ex-ministro da Justiça de Bolsonaro foi exonerado do cargo de secretário de segurança do DF e teve prisão determinada pelo ministro Alexandre de Moraes após a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília.

Com informações da Folha