João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 27.9ºC
Patos 34.65ºC
IBOVESPA 128106.1
Euro 5.3598
Dólar 5.0153
Peso 0.0058
Yuan 0.6946
Moda sustentável vira tendência em meio à discussões sobre preservação ambiental
21/08/2021 / 15:11
Compartilhe:

As tendências de moda vem e vão, cada ano surge uma novidade que ganha grandes proporções e faz com que os amantes da moda se atualizem.

Uma das tendências que mais tem ganhado destaque no Brasil é a moda sustentável. O cuidado com o meio ambiente é um assunto que causa muita preocupação, afinal estamos falando do futuro do nosso planeta.

A moda sempre teve seu impacto no meio ambiente, mas nem sempre de uma maneira positiva. A indústria têxtil representa impacto entre 8% a 10% de gases estufa, o que causa um grande efeito ambiental negativo.

Pensando nisso, estilistas renomados como a canadense Olivia Rubens e Sú Martins, ícone da moda nacional, optaram por fazer moda de um jeito um tanto diferente.

A moda sustentável veio com força total nos últimos tempos e ganhou ainda mais proporção durante a pandemia. Com todos os acontecimentos no mundo, as pessoas passaram a ter mais consciência na hora de consumir.

Como trazer a moda sustentável para o seu guarda roupa

A mudança de comportamento entre os consumidores fez com que grandes marcas tivessem que se adaptar e mudar sua forma de produção, com foco e dedicação nos cuidados do meio ambiente e social.

Grande parte dessas mudanças foi causada pelo estilo de vida minimalista, aderida por muitas pessoas nos últimos anos. Essa forma de viver consiste em diminuir o acúmulo de objetos e bens, a fim de trazer mais liberdade e desapego.

Pessoas que aderem ao minimalismo, além de contribuírem para um mundo melhor, podem muito bem arrasar em looks e acessórios que se enquadram dentro do estilo.

Um exemplo disso é o anel aparador de aliança delicado com micro zircônias folheado em ródio branco: delicado, sofisticado e capaz de realçar qualquer look.

Os brincos também são peças interessantes para quem possui esse estilo de vida. Trata-se de um acessório delicado e ao mesmo tempo elegante, se combinado com o look correto.

Modelos como o brinco com design de pérolas crescentes folheado em ouro 18k são perfeitos para looks simples e minimalistas.

Mesmo com toda movimentação no mercado da moda, algumas pessoas ainda cultivam hábitos não sustentáveis. A necessidade de consumir roupas faz com que muitos comprem por impulso. Às vezes, nem chegam a utilizar as peças compradas, o que gera um montante de roupas paradas dentro do guarda roupa.

Mas para tudo tem uma solução! Por isso, separamos algumas dicas de como cuidar do planeta começando pelo seu guarda roupa.

Desapegar

Essa atitude pode contribuir e muito com o planeta e com as pessoas. Temos o costume de guardar roupas que já não usamos mais, por não servir, por ter enjoado da peça, entre outros motivos. E mesmo com todas essas razões, não conseguimos dar um fim para essas roupas. Uma solução para quem tem essa dificuldade é pensar no próximo, muitas pessoas não têm condições de comprar roupas novas.

A iniciativa de doar roupas usadas pode fazer toda a diferença para quem precisa. Além disso, pode ajudar até você mesmo que não terá mais aquela peça ocupando espaço dentro do seu guarda roupa.

Personalizar

É comum enjoarmos de algumas roupas e não conseguirmos montar um look pois parece que nada mais combina. Mas saiba que para isso também há solução: as adaptações nas peças têm se tornado cada vez mais comum.

Dessa forma você consegue trazer mais da sua personalidade para seus looks, além de deixá-los ainda muito mais estilosos. Na internet existem vários tutoriais de como personalizar as peças. O fato de reutilizar peças que provavelmente iriam para o lixo traz um impacto significativo no meio ambiente.

Consciência na hora de comprar

Quem nunca achou uma peça linda na vitrine e foi logo comprando. Mas quando de fato foi utilizar percebeu que não combina com você? Essa é uma atitude comum, pois o fato de comprar por impulso nos leva a tomar decisões nem sempre corretas.

Para evitar que isso aconteça, antes de comprar qualquer roupa, pare, pense e reflita: será mesmo que vai combinar com a minha personalidade e estilo? Possuo outras peças que combinam? Preciso mesmo comprar mais roupas nesse momento?

Essas reflexões vão fazer toda a diferença no planeta e no seu bolso. Isso porque, além de cuidar do meio ambiente, você não terá gastos desnecessários.

Compre e desapegue

Uma outra forma de contribuir para uma moda mais sustentável é desfazer-se de uma peça após comprar outra.

Assim você mantém uma rotatividade em seu guarda roupa e pode ajudar outras pessoas doando aquela peça que não vai mais fazer parte dos seus looks.

Brechós

Já se foi o tempo em que comprar roupas de brechós era brega. Uma das tendências que tem ganhado cada vez mais espaço entre os brasileiros é o consumo de roupas já utilizadas.

Essa atitude contribui para a moda sustentável por dar um fim à peças que provavelmente voltariam para a natureza e causariam grandes impactos ambientais, além de ser mais acessível por ter valor inferior a roupas compradas diretamente de lojas.

É possível criar grandes looks com roupas de brechós. Basta ter criatividade e bom senso na hora de escolher as peças, sempre aproveitando modelos que se encaixam no seu estilo.