João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 36.6ºC
IBOVESPA 127791.6
Euro 6.1016
Dólar 5.7947
Peso 0.0058
Yuan 0.8012
Moraes determina inclusão de políticos paraibanos no inquérito sobre atos criminosos no DF
18/03/2023 / 20:03
Compartilhe:

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, acolheu um pedido da Procuradoria Geral da República para incluir políticos paraibanos em inquéritos que investigam os crimes ocorridos durante os atos de depredação das sedes dos três poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023.

Na decisão, Moraes determinou a apuração das condutas do deputado estadual Walber Virgolino, da vereadora Eliza Virgínia, do deputado federal Cabo Gilberto Silva e do comunicador Nilvan Ferreira, por autoria intelectual ou instigação dos atos cometidos no dia 8 de janeiro.

A Polícia Federal tem agora 15 dias para ouvir os paraibanos envolvidos na ação. Quanto à ex-primeira dama Pâmela Bório, Moraes decidiu aprofundar a investigação quanto ao envolvimento da mesma no núcleo de executores materiais dos supostos atos criminosos.

Em relação ao deputado federal Cabo Gilberto, a decisão determina o encaminhamento de cópia da representação ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar para apurar sua conduta, uma vez que detém foro privilegiado por prerrogativa de função.

Inicialmente, o PSOL solicitou a prisão preventiva dos paraibanos, além da suspensão do acesso deles às redes sociais mediante o bloqueio de cada um dos representados, mas a PGR não concordou com os pedidos. Com a decisão, haverá o aprofundamento das investigações.