
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Segundo a decisão, Bolsonaro será removido da Superintendência da Polícia Federal do Distrito Federal para o 19º Batalhão da Polícia Militar, conhecido como Papudinha, situado dentro do complexo.
A medida foi tomada nesta quinta-feira (15) e vem acompanhada de repercussão na imprensa internacional, que acompanha os desdobramentos do processo envolvendo o ex-presidente. O Complexo da Papuda é uma das principais unidades prisionais da capital federal e abriga diferentes regimes de custódia.
O despacho de Moraes reforça o controle judicial sobre a custódia de Bolsonaro, que até então estava sob responsabilidade da Polícia Federal, em uma superintendência especializada. A transferência para o batalhão da Polícia Militar tem protocolos específicos de segurança e logística.
Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre outras medidas ou condições relacionadas à transferência. A decisão atende a solicitações vinculadas ao andamento dos procedimentos judiciais em curso.