João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 28.9ºC
Patos 34.23ºC
IBOVESPA 128012.86
Euro 6.1652
Dólar 5.8061
Peso 0.0059
Yuan 0.8015
Moraes diz que atentado em Brasília não é um fato isolado do contexto
14/11/2024 / 11:02
Compartilhe:
Ministro Alexandre de Moraes em visita ao STF após atos golpistas de 8 de janeiro – Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que o atentado ocorrido na noite dessa quarta-feira (13), na Praça dos Três Poderes, não é um “fato isolado”, mas que é uma ação que se iniciou no “gabinete do ódio”, que tinha por premissa difamar e divulgar notícias falsas sobre as autoridades democráticas do país.

“Não podemos ignorar o que ocorreu ontem. E o Ministério Público é uma instituição muito importante e vem fazendo esse trabalho importante na manutenção da democracia e no combate a esse extremismo que, lamentavelmente, nasceu e cresceu no Brasil em tempos atuais”, disse.

De acordo com Moraes, “o que ocorreu ontem não é um fato isolado do contexto”.

Apesar de destacar que a investigação será conduzida pela Polícia Federal, e que os autos já se encontram com o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, para atestar se de fato trata-se de um “ato isolado”, o magistrado afirmou que os fatos fazem parte de um contexto.

“É um contexto que se iniciou lá atrás, quando o gabinete do ódio, o famoso gabinete do ódio, começou a destilar discurso de ódio contra as instituições, contra o Supremo Tribunal Federal, principalmente, contra a autonomia do Judiciário, contra o STF, não só como instituição, mas contra as pessoas, os ministros e os familiares de cada um dos ministros”, afirmou.