
O empresário Constantino Júnior morreu na manhã deste sábado (24), em São Paulo, aos 57 anos. Ele estava internado em um hospital da capital paulista, onde tratava um câncer. Constantino era presidente do conselho de administração da Gol Linhas Aéreas.
Apaixonado por aviação e automobilismo, ele foi um dos fundadores da Gol, criada em 2001, e ocupou o cargo de primeiro CEO da companhia. À frente da empresa, ajudou a consolidar no Brasil o modelo de “baixo custo, baixa tarifa”, que transformou o setor aéreo no país. Em 2007, participou do processo de aquisição da Varig pela Gol.
Antes de fundar a companhia aérea, Constantino atuou entre 1994 e 2000 como diretor da Comporte Participações, grupo controlador de empresas de transporte terrestre de passageiros. Em 2012, deixou a presidência executiva da Gol para seguir no conselho de administração, que passou a presidir.
Além da Gol, Constantino Júnior era membro do conselho e um dos fundadores do Grupo ABRA, holding criada em 2022 e responsável pelo controle da Gol, no Brasil, e da Avianca, na Colômbia. Fora do mundo corporativo, também se destacava como entusiasta do automobilismo e chegou a competir na Porsche Cup.