
Morreu nesta segunda-feira (24), o cantor e compositor jamaicano Jimmy Cliff aos 81 anos. A informação foi divulgada pela esposa do artista nas redes sociais.
Em comunicado, a esposa disse que Jimmy faleceu em decorrência de uma convulsão seguida de pneumonia.
“É com profunda tristeza que compartilho que meu marido, Jimmy Cliff, partiu após uma convulsão seguida de pneumonia”, escreveu Latifa, esposa do artista.
“Agradeço à família, amigos, artistas e colegas que dividiram essa jornada com ele. Aos fãs ao redor do mundo, saibam que o apoio de vocês foi sua força durante toda a carreira. Ele valorizava profundamente o amor de cada um.”
Jimmy Cliff nasceu em Saint James, na Jamaica, em 1944, e começou a cantar aos 14 anos. Lançou mais de 30 álbuns, com músicas como I Can See Clearly Now, You Can Get It If You Really Want, Wonderful World, Beautiful People e The Harder They Come.
O primeiro disco internacional, Hard Road to Travel, saiu em 1967. Ele recebeu dois Grammy de melhor álbum de reggae: um por Cliff Hanger (1985) e outro por Rebirth (2012), que entrou na lista dos “50 Melhores Álbuns de 2012” da Rolling Stone.
Jimmy também trabalhou no cinema e estrelou, em 1972, o filme The Harder They Come, sobre um cantor de reggae em busca de reconhecimento.