Morreu nesta terça-feira (21), no Recife, o jornalista e advogado Joezil Barros, aos 84 anos, em consequência de uma infecção pulmonar. O profissional era condômino dos Diários Associados e contribuiu de forma relevante para que estes se firmassem como grupo de comunicação conceituados no país. Era juiz classista aposentado e, nos últimos anos, chefe da Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Pernambuco.
Em 1992, foi eleito membro do Condomínio Acionário das Emissoras e Diários Associados. Ao ingressar no grupo de comando formado por Assis Chateaubriand, Joezil assumiu a presidência da antiga TV Guararapes e dos jornais O Norte e Diário da Borborema, na Paraíba, bem como das rádios e estações de TV.
Com praticamente de 70 anos dedicados ao jornalismo e à comunicação, desempenhou papel importante na profissionalização da imprensa no Nordeste.
Além de comandar a AIP, ele dirigiu o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Recife e foi presidente da Federação Nacional dos Jornalistas Profissionais, em Brasília. Ocupou, ainda, o Conselho Fiscal da Associação Nacional de Jornais por dois mandatos e do Conselho Fiscal da Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (Asserpe).
“Comandar no seu posto máximo tão importantes instituições dos jornalistas brasileiros, muitos dos quais intelectuais da maior expressão, significou para mim motivo de muito orgulho, tendo em vista a minha origem humilde, filho de pais operários, sem nenhuma representação social e financeira”, relembrou o jornalista em texto publicado em setembro.