João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 25.9ºC
Patos 31.5ºC
IBOVESPA 126826.19
Euro 5.4684
Dólar 5.1147
Peso 0.0058
Yuan 0.7061
MORTE POR VACINA: Agência diz que notícia de que um adolescente morreu após tomar vacina contra Covid na PB, é falsa
11/02/2022 / 18:27
Compartilhe:

A Agência Lupa, da Revista Piauí, trouxe à tona nesta sexta-feira (11) o caso da morte de um adolescente que ocorreu em João Pessoa, na Paraíba, em Outubro de 2021. O caso foi repercutido pela imprensa local e também nas redes sociais, no entanto, material reportado na época ainda vem sendo usado como base para o espalhamento de notícias falsas. Uma das publicações, compartilhada no Facebook, sugere que a morte do rapaz de 15 anos estaria ligada à vacinação contra a Covid-19 que ele tomou poucos dias antes de morrer.

A agência de checagem Lupa chegou a conclusão de que a informação é falsa. A vacina contra a Covid-19 não foi a responsável pela morte de um adolescente de 15 anos em João Pessoa. O caso relatado na reportagem aconteceu em outubro de 2021, quando um jovem morreu após ser imunizado. Contudo, o óbito não está relacionado a um evento adverso da vacina, conforme mostrou investigação feita pela Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba e pelo Ministério da Saúde.

Para realizar essa apuração, as autoridades de saúde recolhem informações como prontuários médicos, laudos de exames laboratoriais, relatórios de evolução de todos os serviços em que o paciente deu entrada para atendimento, entre outros documentos. A notadivulgada pela Secretaria da Saúde indicou que, até aquele momento, não era possível concluir a causa do óbito e que as conclusões do caso seriam divulgadas posteriormente, após avaliação das autoridades.

Portal T5 e Lupa