A Fortaleza de Santa Catarina será palco da mais edição da Mostra Audiovisual de Cabedelo. Com um formato híbrido, o evento acontecerá presencialmente e online durante três dias, exibindo 30 curtas-metragens de diversas regiões do Brasil, incluindo a Paraíba.
A abertura está marcada para 1º de fevereiro, às 19h00, e a mostra seguirá até o sábado, culminando com a cerimônia de premiação.
Nesta edição competitiva, foram selecionados 23 filmes dentre os quase 400 inscritos. A diversidade geográfica dos participantes inclui produções da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás, Roraima, Distrito Federal e um filme convidado do Canadá. Destaca-se a presença de renomados profissionais no elenco, como Buda Lira, Soia Lira, Tavinho Teixeira, entre outros.
Além das exibições, a 7ª edição conta com atividades paralelas, como Oficinas Audiovisuais de Roteiro, Interpretação, Fotografia, Direção de Arte e Captação de Som, ministradas por especialistas renomados.
O Seminário “Os Desafios da Produção Audiovisual em Outras Regiões do País” acontecerá no dia 3 de fevereiro, às 16h00, com a participação de realizadores de Brasília, Natal e Novo Hamburgo.
O encerramento do CineForte acontece com show do músico paraibano Markel Trindade. A iniciativa, realizada pela Orbe Produções Audiovisuais em parceria com a Fundação Fortaleza de Santa Catarina, busca promover talentos locais e regionais durante o verão, período de intenso fluxo turístico em Cabedelo.
O CineForte conta com o apoio cultural da Cagepa, Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba, Secretaria de Cultura da Prefeitura de Cabedelo, Ministério da Cultura do Governo Federal, Maré Produtora, L3 Serigrafia e Planeta Eventos. A programação completa está nas redes sociais do evento.