24.1 C
João Pessoa
21.9 C
Campina Grande
8.5 C
Brasília

Mostra de cinema Janela Quebrada abre inscrições para edição de 2021

A V Edição da “Mostra Janela Quebrada – Cinema e outras artes de invenção e risco” está com inscrições abertas até o dia 26 de abril, no hot site do evento: www.janelaquebrada.com.br. O festival acontecerá de forma remota, com 100% das atividades realizadas de modo virtual e totalmente gratuito entre os dias 07 e 10 de julho.

O recorte escolhido são as produções experimentais, que em sua linguagem, narrativa e estética trazem experimentação e ousadia. Também obras que dialogam com outras modalidades artísticas – teatro, dança e artes visuais, dentre outras – abrindo espaço para videoarte, filmes-dispositivo, videoinstalações e outras narrativas híbridas.

Leia Também

Em sua chamada de abertura, a edição 2021 da Mostra destaca a necessidade de reinvenção do cinema enquanto arte, algo cada vez mais urgente em temos de Pandemia:

“Em tempos catastróficos, de perdas materiais e imateriais, em que o retrocesso teima em avançar, a arte resiste como ferramenta de (re)invenção, experimentação e risco, quebrando e reconstruindo janelas, na busca da possibilidade de (re)inventar mundos outros.”

A proposta do Janela Quebrada é abrir espaços de exibição e discussões no campo do cinema experimental e expandido com outras artes, acolhendo obras de diversas cenas culturais brasileiras. A ideia é ampliar os diálogos estéticos e as articulações políticas entre os artistas que constroem sua trajetória em busca da inventividade e das infinitas possiblidades experimentais do cinema em diálogo com as outras artes.

Identidade visual
A identidade visual da V Mostra Janela Quebrada foi criada pela artista visual e designer Rebeca Linhares. Ela releva que o processo de criação foi realizado de forma coletiva e a principal fonte de inspiração foram as várias telas que compõem o cotidiano das pessoas hoje.

“O processo de criação dessa identidade foi feito coletivamente. Conversei com a curadoria e perguntei o que cada um achava que deveria ser nosso cartaz ou se tivessem alguma referência imagética ou conceitual mesmo, que me repassassem. Através dessa conversa surgiu o conceito de Multitelas e a ideia de como nós estamos sempre conectados em múltiplas telas principalmente nessa pandemia”, explicou Rebeca.

Outro conceito que teve influência na criação da identidade visual foi o de heterotopia, do filósofo francês Michel Foucault, que descreve lugares e espaços que funcionam de forma não-hegemônica.

“Esse conceito também traz uma referência imagética de ilhas, algo que também foi mencionado nas minhas conversas com a equipe do Janela. Além disso, alguém me trouxe a ideia de tentar reproduzir uma espécie de mapa marítimo e também a representação de vários tipos de arte materializadas nas ilhas do poster”, completou Rebeca.

Como surgiu o Janela Quebrada
A Mostra Janela Quebrada surgiu em 2016 como um evento acadêmico dos cursos de Cinema e Audiovisual e Radialismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), organizado por alunos e professores e voltado para produções experimentais do circuito paraibano.

A partir de uma convocatória lançada pelas redes sociais em busca de realizadores que tivessem obras que dialogassem com a proposta de cinema experimental, foi identificada uma grande quantidade de filmes realizados que não encontram espaços de exibição nos circuitos mais tradicionais. A mostra ocorreu no período de dois dias e para além das exibições dos filmes no Cine Aruanda, também promoveu exposição de artes visuais na galeria de artes da UFPB, a Lavandeira, e abriu espaço para performances musicais e obras processuais que se fazem na relação entre o campo das artes e das tecnologias, como vídeo mapping, projeções sobre corpos e experimentos sonoros.

A participação entusiasmada dos artistas e do público presente, estimado em torno de 300 pessoas nas diversas sessões promovidas pela Mostra, foi o combustível necessário para a continuidade e ampliação do projeto. Nas três edições seguintes (entre 2016 e 2017), a Mostra se tornou um lugar de encontro entre artistas de diversas linguagens que atuam na Paraíba, potencializando parcerias criativas e formando um público cada vez mais interessado nas intersecções entre arte e tecnologia e no vasto campo dos experimentalismos nas artes. Artistas como Chico Correa, Totonho, Chico Dantas, DMG, Rieg, Aurora Caballero, Flávio Metralha e tanto outros, passaram pela Mostra e compartilharam os seus processos artísticos.

Sobre a Edição 2021
A “V Mostra Janela Quebrada – Cinema e outras artes de invenção”, acontecerá no período de 7 a 10 de julho, no formato virtual, com programação de exibições de filmes, debates, palestras e oficinas, 100% gratuita. O evento é uma realização da Nêga de Camalaú Produções com recursos da Lei Aldir Blanc – João Pessoa, através do Edital lançado pela Fundação Cultural de João Pessoa – Funjope. Para mais informações: vjanelaquebrada@gmail.com

Do Paraíba Já

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

15 possíveis temas de redação para o Enem 2022

O Portal Nacional da Educação divulgou uma lista com os possíveis temas de redação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),...

Pastor da primeira-dama Michelle Bolsonaro declara apoio a Sérgio Queiroz

O pré-candidato ao Senado pelo PRTB, Sérgio Queiroz, recebeu mais um apoio nacional. O pastor da primeira dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, Josué Valandro...

7 carros que serão lançados no Brasil ainda em 2022

Mesmo com restrições causadas pela pandemia, 2021 teve lançamentos “de peso” ao longo do ano, como os SUVs Fiat Pulse, Toyota Corolla Cross, Jeep...

Juliette vira personagem de jogo online desenvolvido por estudante paraibano

“Tenho trabalhado cerca de 6 horas por dia no jogo, todos os dias. Criando o conceito, desenhos, animações, programação e gravando, editando pra postar no Instagram. [Na vida real] é lógico que ela vai sair campeã da casa, a quantidade de cactos [apelido dos fãs da participante] só vai aumentar e ela vai continuar sendo o fenômeno que é, mesmo após o fim do programa”, explica o estudante. 
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#